Índice
Existem algumas espécies parecidas com o Dente-de-leão que devem ser observadas quando se está a procurar o Dente-de-leão. Por exemplo, existe a Alface-selvagem, o Gavião-da-índia e várias espécies de Orelhas-de-gato. É muito importante saber que se está a procurar as plantas certas e saber qual é a diferença entre o Dente-de-leão e a Alface-selvagem. Vamos comparar Alface selvagem vs Dente-de-leão!
Identificação do dente-de-leão
Taraxacum officinale -

Folhas de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta perene com folhas verdes brilhantes de até 30 cm de comprimento. O nome "dente-de-leão" vem do francês "dent de lion", que significa dente de leão. Este nome refere-se aos "dentes" nas folhas do dente-de-leão. Não são afiados, mas têm bordas recortadas e irregulares.
Taraxacum vem do grego taraxos (desordem) e akos (remédio). Também pode vir do persa "tark hashgun", que significa Endívia Selvagem. O nome "officinale" indica que o Dente-de-leão foi oficialmente listado como uma erva medicinal. Foi listado no Formulário Nacional dos EUA até 1965, e a raiz seca de Dente-de-leão está listada na Farmacopeia dos EUA.
Flores e sementes de dente-de-leão

Os caules das flores têm até 30 cm de altura. Uma das características mais identificáveis do dente-de-leão é o facto de ter apenas UMA flor amarela por caule.
As flores amadurecem numa cabeça de semente em forma de bola de folhado. A cabeça de semente é conhecida por ser muito divertida - soprar as sementes! O dente-de-leão floresce durante todo o ano, quase continuamente. A floração mais profusa ocorre em maio e junho.
As sementes são como pequenos para-quedas fofos, facilmente transportados pelo vento. É assim que o dente-de-leão se propaga na natureza.
Veja também: Como fazer manteiga de leite cru passo a passoPode propagá-las da mesma forma no jardim! Pegue numa cabeça de semente de dente-de-leão, leve-a para o seu jardim e sopre-a. As sementes de dente-de-leão brotarão onde acharem melhor, dando origem a plantas bonitas e fortes.
O dente-de-leão tem uma raiz grossa que é comestível. O caule da flor exala um sumo leitoso quando é colhido e este sumo torna-se castanho na sua pele. A mancha castanha é difícil de remover.
As flores do dente-de-leão são muito sensíveis às condições climatéricas. Num belo dia de sol, a flor estará completamente estendida. No entanto, num dia de chuva, toda a flor se fecha. A mesma ação ocorre durante a noite.
Consumo de dente-de-leão por seres humanos e animais
O dente-de-leão é um alimento valioso para os animais humanos. Muitos pássaros adoram as sementes de dente-de-leão, e os porcos e as cabras alimentam-se dele com prazer. As ovelhas e os bovinos podem não gostar muito dele, nem os cavalos. No entanto, os coelhos adoram comer dente-de-leão, e vale a pena cultivá-lo para alimentar os seus coelhos.

Os seres humanos podem adicionar as folhas jovens (as folhas maduras são muito amargas) a saladas e sumos. Utilize o dente-de-leão como a alface numa sanduíche, em guisados, caris e salteados. As sementes de dente-de-leão podem ser utilizadas para os mesmos fins. As folhas jovens têm um sabor semelhante ao da endívia ou dos espinafres e podem ser utilizadas da mesma forma.
A cerveja de dente-de-leão é uma bebida fermentada, comum em muitas partes dos EUA e do Canadá. O vinho de dente-de-leão é feito a partir das flores.
As raízes de dente-de-leão são torradas como alternativa ao café. Adoro um chá chamado "Dandy Chai", que é um chá de raízes de dente-de-leão com especiarias. O café de dente-de-leão é completamente isento de cafeína e tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a promoção da saúde do fígado, dos rins e dos intestinos.
Dente-de-leão Características identificáveis:
- Uma flor por haste
- Folhas pontiagudas e recortadas
- Caules ocos
- Sem pêlos
- Floresce continuamente, mas mais abundantemente em maio e junho
Dente-de-leão Outros nomes
Dente de leão, Erva real, Erva de pessegueiro, Bola de sopro, Endívia selvagem, Erva de pessegueiro, Margarida irlandesa, Bola de sopro, Erva amarga, Flor de relógio, Cankerwort.

- QUALIDADE - Todas as sementes embaladas pela Seed Needs destinam-se à utilização atual e...
- QUANTIDADE - Os pacotes de sementes da Seed Needs oferecem quantidades generosas...
- EMBALAGENS - Cada embalagem apresenta uma bela ilustração da variedade a cultivar, bem como...
- PROMESSA - A Seed Needs nunca fornecerá conscientemente produtos de sementes à base de OGM...
- GERMINAÇÃO - Os pacotes de sementes da Seed Needs contêm algumas das sementes mais frescas disponíveis...
- EMBALAGEM - Todas as sementes são embaladas em embalagens resistentes à rutura e à humidade....
Identificação da alface selvagem
Lactuca virosa -


A alface selvagem é uma planta bienal (cresce durante 2 anos) de até 1,5 m de altura. O nome latino "virosa" significa "sabor ou cheiro desagradavelmente forte" ou "tóxico" e "lactuca" é "extrato leitoso".
Tenho a certeza que esta planta já parece muito atractiva: extrato leitoso tóxico com sabor ou cheiro desagradavelmente forte !
A alface-silvestre tem uma raiz castanha e um caule liso, verde-claro, por vezes com manchas roxas. A planta tem alguns espinhos nas partes inferiores. As folhas largas e ovais têm bordos recortados. As flores da alface-silvestre parecem flores de dente-de-leão.

É mais conhecida pelas suas propriedades ligeiramente narcóticas e analgésicas, embora todas as alfaces contenham algumas destas propriedades narcóticas até certo ponto. A alface selvagem é a que tem mais propriedades e é muitas vezes transformada numa loção para a pele para irritações, queimaduras solares ou vermelhidão.

Estas propriedades encontram-se no suco leitoso que escorre livremente de toda a planta quando a cortamos ou quando está ferida. A seiva tem um sabor amargo (alface amarga!) e um cheiro a medicamento. Quando esta seiva leitosa seca, endurece e torna-se castanha. Esta seiva seca e endurecida é conhecida como lactucarium.
Veja também: 71+ Nomes engraçados de fazendas que vão te deixar de barriga cheiaA droga assemelha-se a um ópio fraco sem a sua tendência para perturbar o sistema digestivo. É utilizada em pequena escala como sedativo e narcótico.
Dissolvido em vinho, diz-se que é um bom anódino.
O Dr. Collins afirmou que vinte e três de vinte e quatro casos de hidropisia foram curados tomando doses de 18 grãos a 3 dracmas de extrato em vinte e quatro horas. É usado na Alemanha para esta queixa, mas combinado com drogas mais activas. Diz-se que é também um diaforético e diurético suave, aliviando cólicas, induzindo o sono e acalmando a tosse - //botanical.com/botanical/mgmh/l/lettuc17.html
Alface selvagem Outros nomes
Lactucarium, alface-do-ópio, alface de cheiro forte, alface amarga, endívia verde, alface venenosa, alface alta, alface grande
Comprar sementes de alface selvagem

Comparação entre alface selvagem e dente-de-leão
Dente-de-leão | Alface selvagem | |
Flor por haste | Uma flor por haste | Várias flores por haste |
Perene/Biennial | Perene | Bienal |
Altura máxima | 12″ | 6 pés |
Espinhoso | Sem espinhos | Prickles |
Tempo de floração | Floresce continuamente, mas mais abundantemente em maio e junho | Flores julho-agosto |
Peças utilizadas | Todas as peças são usadas | Utiliza-se o lactuário (seiva seca) e as folhas |
Referências
- //botanical.com/botanical/mgmh/d/dandel08.html
- //botanical.com/botanical/mgmh/l/lettuc17.html
- Como posso utilizar as ervas na minha vida quotidiana - Isabell Shipard
- //www.encyclopedia.com/plants-and-animals/plants/plants/dandelion
- //healthy.net/2019/08/26/dandelion/
- //www.hunker.com/12534294/when-do-dandelions-bloom
- //www.henriettes-herb.com/eclectic/kings/taraxacum.html
- Sementes de dente-de-leão na Amazon
- Sementes de alface selvagem na Amazon