Como começar uma horta do zero no seu quintal

William Mason 12-10-2023
William Mason

Índice

Está a pensar em começar a sua própria horta no seu quintal? No meu coração, acredito sinceramente que qualquer pessoa pode aprender a começar uma horta a partir do zero. Não importa em que parte do mundo se encontra ou como é o seu quintal, com um pouco de esforço, pode pode cultive os seus próprios alimentos.

Aqui está o seu guia passo a passo para começar uma horta no seu quintal a partir do zero! Iremos acompanhá-lo ao longo de todo o processo, explicando-lhe como encontrar o local perfeito, reunir os materiais certos, alterar o solo, escolher os melhores legumes e plantá-los. Também lhe daremos dicas para manter a sua horta saudável, regando, cobrindo, podando e fertilizando.

Então, vamos lá começar!

Como começar um jardim do zero: um guia passo-a-passo

Se quer aprender como começar uma horta de raiz no seu quintal, veio ao sítio certo. Começar uma horta requer alguns conhecimentos gerais, um pequeno terreno e ferramentas, mas assim que tiver estas três coisas, está tudo pronto! É mesmo assim tão fácil.

Vamos então analisar todos os passos para criar a sua própria horta. No final, deverá ter toda a informação necessária para ter sucesso.

1. escolher um local para a sua horta

Uma horta pode ser instalada em quase todos os espaços que tiver, quer se trate de um relvado extenso ou de um pequeno beco. As plantas não se importam, desde que haja terra, água e nutrientes.

Ao contrário do que se pensa, não é necessário muito espaço para cultivar legumes.

É uma boa ideia começar com um pequeno jardim. Quando se compromete com um pequeno espaço primeiro, começa com um investimento de tempo mais manejável e aumenta as suas probabilidades de sucesso porque pode concentrar-se nas plantas que tem.

Se não tem a certeza se vale a pena começar um jardim, veja os benefícios da jardinagem. Penso que ficará convencido.

Gosto de acrescentar uma ou duas camas em cada primavera Desta forma, faço o mesmo trabalho inicial de preparação todos os anos, mas tenho um jardim maior com o passar do tempo.

Quanta luz solar é necessária para cultivar uma horta a partir do zero?

A maioria dos legumes precisa de seis a oito horas de luz solar direta por dia, mas nem todos os legumes são iguais. Por exemplo, os legumes de estação fria, como a alface e a couve, desenvolvem-se bem à sombra parcial, enquanto a maioria dos legumes com frutos e flores precisa de mais luz solar.

A maior parte dos produtos hortícolas enquadra-se numa de duas categorias: que gostam de calor ou de estações frias Como os seus nomes sugerem, estes legumes são mais produtivos em climas quentes e frescos, respetivamente. No entanto, também precisam de quantidades diferentes de luz solar.

Por exemplo:

  • Legumes que gostam de calor Estes legumes têm tendência a desenvolver-se quando o tempo aquece. Os seus frutos demoram um pouco mais a amadurecer, mas podem ser plantas muito produtivas e vale a pena cultivá-las. Tomarão o máximo de luz solar que lhes puder dar. Quanto mais quente, melhor.
  • Produtos hortícolas de estação fria No meio de um verão quente, uma área com sombra parcial pode ser exatamente o que precisa para esticar as suas culturas de estação fria até ao fim do ano. Demasiado quente, estas plantas têm tendência a ficarem bolorentas.

Observar o seu espaço é a melhor maneira de determinar uma boa posição para uma horta. Veja, por exemplo, esta área na foto abaixo. Esta foto foi tirada por volta das 14 horas, a parte mais quente do dia. Existem zonas de sombra distintas - estes são locais óptimos para vegetais que apreciam alguma proteção do sol quente da tarde.

Os ângulos solares mudam com as estações do ano. Pode utilizar uma calculadora solar como a SunCalc para calcular os ângulos solares exactos, tanto no verão como no inverno. Com esta ferramenta, pode calcular com precisão quantas horas de sol cada uma das suas plantas receberá durante o dia.

A exposição à luz varia, por isso, certifique-se de que analisa a quantidade de luz que o seu espaço de jardim recebe antes de escolher um local para plantar os seus vegetais.

Microclimas e temperatura

Os jardineiros consultam frequentemente os mapas das zonas de robustez das plantas. Depois de conhecer a sua zona, pode pesquisar quais as variedades que têm melhor desempenho na sua área e quais as plantas que precisam de muita atenção para prosperar na sua zona.

Microclimas Se vive no fundo de um vale, perto do oceano ou no topo de uma montanha, o seu quintal pode não ser o mesmo que o da zona maior.

Se pensar bem no seu quintal, é provável que consiga identificar alguns espaços que são mais frescos ou mais quentes do que outros. Por exemplo, as áreas perto de muros de tijolo ou de caminhos de asfalto são muitas vezes mais quentes do que as áreas arborizadas ou sombreadas. Da mesma forma, algumas áreas são mais susceptíveis ao vento do que outras.

Ao aprender a começar um jardim do zero, pode criar o seu próprio microclima plantando diferentes variedades de plantas e árvores perto umas das outras. Ficará surpreendido com a forma como melhoram o crescimento umas das outras, se protegem mutuamente das pragas e aumentam a polinização.

Embora a informação regional seja sempre útil, também pode tirar partido dos microclimas do seu próprio quintal. Plante culturas que gostam de calor em locais mais quentes e variedades de clima frio em locais mais frescos.

2. preparar o solo

As galinhas fazem o trabalho de preparação de uma horta para si! Elas fazem um ótimo trabalho de monda e fertilização.

Antes de começar o seu jardim do zero, deve saber que tipo de solo tem no seu quintal.

Qual é o melhor solo para uma horta?

Existem três tipos principais de solo: areia, silte e argila . Solos arenosos drenam a água facilmente, o que dificulta a absorção da água necessária pelas plantas, enquanto solos argilosos têm uma elevada retenção de água, o que pode afogar as plantas ou provocar um solo muito pesado e compacto.

O melhor solo para uma horta é " argila Muito poucos jardineiros são abençoados com argila, pelo que a maioria de nós altera o solo que temos para o tornar num estado viável.

Qual é a melhor forma de preparar o solo para uma horta?

Se o seu solo for arenoso ou argiloso, a melhor maneira de o preparar para uma horta é torná-lo mais pesado ou mais leve. Para os solos arenosos, adicione elementos que retêm a água, como a turfa ou a fibra de coco. Para os solos argilosos, adicione composto ou gesso.

A melhor coisa que pode fazer pelo seu solo é cobertura vegetal A cobertura vegetal enriquece o solo arenoso e torna o solo argiloso menos denso. Pode utilizar muitas coisas diferentes para a cobertura vegetal, como feno, palha, resíduos de cana-de-açúcar - tudo o que acaba por se decompor.

No entanto, evite coisas como pedras - não acrescentam nada ao seu solo e podem aumentar as temperaturas no verão ao ponto de queimar as suas plantas.

Se quiser saber mais sobre como tornar o solo do seu quintal mais adequado para uma horta, pode querer ver este vídeo para se inspirar:

3. reunir as suas ferramentas

As ferramentas necessárias para iniciar uma horta no seu quintal a partir do zero dependerão do tamanho e do tipo de horta que decidir cultivar. Se cultivar os seus vegetais em canteiros elevados, as ferramentas manuais mais pequenas são mais fáceis de manusear do que as suas equivalentes de tamanho normal.

Read More - Que profundidade devem ter as camas de jardim elevadas?

O que é necessário para começar uma horta do zero?

Algumas ferramentas são muito úteis e duram praticamente para sempre!

Aqui estão algumas das ferramentas de jardinagem mais úteis para ter antes de aprender a começar uma horta no seu quintal:

Ferramentas essenciais de jardinagem

Pás + espátulas

Excelente para escavar buracos, escavar novos canteiros e adicionar composto e outros aditivos para enriquecer o solo

Tesouras de poda + tesourões

As tesouras de mão são as ferramentas de jardim perfeitas para a colheita de legumes e a poda de plantas.

Também utilizo uma tesoura de poda para aparar os rebentos de primavera da minha ameixeira canadiana ( Prunus nigra) Mais tarde, utilizo estes rebentos muito compridos e muito direitos como estacas para plantas trepadeiras como as ervilhas, os feijões e os pepinos.

Luvas

As luvas são essenciais para evitar aquele halo persistente de sujidade à volta dos leitos das unhas. Sou grande fã de luvas de couro, pois são suficientemente grossas para puxar cardos e silvas à mão.

Forquilhas

Úteis para espalhar o feno sobre os canteiros como cobertura vegetal.

cavar batatas ou pedras e integrar o composto profundamente no solo sem perturbar demasiado a terra.

Baldes

Estou sempre a utilizá-los para mover terra para vasos, despejar punhados de ervas daninhas ou transportar uma colheita de fruta fresca para dentro de casa. É bom ter alguns tamanhos diferentes. O meu favorito é um balde de ração para cavalos.

Carrinho de mão

No verão e no outono, encho o meu com ervas daninhas e aparas para a pilha de composto. Depois, na primavera, carrego o meu até à borda com composto e cobertura vegetal para distribuir pelos meus canteiros.

Regador + mangueira

A rega é essencial para uma jardinagem bem sucedida. Pode utilizar um regador ou uma mangueira. É bom ter um método de rega que seja mais suave para as jovens mudas e um método de maior fluxo para as plantas maduras.

4. decidir quais os legumes a plantar

Planear bem o seu jardim garantirá que cada planta tenha o sol, a água, os nutrientes e o espaço adequados para prosperar.

Em primeiro lugar, quando aprender a começar uma horta a partir do zero, lembre-se de que deve cultivar o que gosta de comer. A maior alegria da horta é comer os produtos que cultivou. Os sabores dos produtos cultivados em casa são incríveis em comparação com os vegetais comprados em lojas.

Quais são os legumes mais fáceis de cultivar para Iniciar um jardim No seu quintal?

Se é um principiante ou mesmo um jardineiro mais experiente com muita coisa para fazer, vai querer escolher algumas plantas fáceis de cultivar que mais ou menos se cuidarão sozinhas.

Assim, eis dez dos legumes mais fáceis de cultivar:

  • Alface
  • Rabanetes
  • Ervilhas
  • Feijões
  • Alho
  • Abobrinhas (Summer Squash)
  • Batatas
  • Couve
  • Cenouras
  • Acelga Swish

Estes vegetais florescem, mesmo quando os rega de forma inconsistente, e é pouco provável que a maioria deles desenvolva bolor ou mofo.

É também de referir que alguns destes legumes têm variedades e cultivares mais resistentes do que outros. Por exemplo, as ervilhas e os feijões de herança têm geralmente melhores resultados do que outras variedades.

Eis alguns bons exemplos de vegetais que são fáceis de cultivar, naturalmente resistentes a pragas e a doenças e fungos:

  1. Coleção de pacotes de sementes para amantes de alface
  2. $9,99 ($1,25 / Contagem) Obter mais informações

    Poderemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 07:40 am GMT
  3. Sementes de rabanete orgânico do Almanaque do Velho Agricultor (Cherry Belle) - Aproximadamente 400 sementes - Certificado orgânico, não OGM, polinização aberta, herança, origem nos EUA
  4. $6,99 $5,99 ($0,01 / Contagem) Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:00 pm GMT
  5. Produtos puramente biológicos Sementes de ervilha de vagem de herança puramente biológica (Sugar Daddy) - Aprox. 90 sementes
  6. $6.50 $5.99 Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:00 pm GMT
  7. Sementes de feijão de mato com mistura de três cores
  8. $6.89 $5.61 Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    21/07/2023 01:55 pm GMT
  9. Coleção de sementes de abobrinha
  10. $10.99 $9.99 Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 06:10 am GMT
  11. Recolha de sementes de couve para plantação
  12. 9,99 dólares (9,99 dólares/conta) Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 03:15 pm GMT
  13. Burpee Touchon Sementes de Cenoura - 3500 sementes
  14. $7.99 $7.32 ($0.00 / Contagem) Obter na Amazon

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    21/07/2023 02:44 pm GMT
  15. Sementes de acelga suíça do almanaque do velho agricultor (mistura arco-íris) - Aprox. 120 sementes - Não-OGM, polinização aberta, origem nos EUA
  16. $5.99 $3.99 ($22.62 / Onça) Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:25 pm GMT

Saiba mais - Os 10 legumes mais bonitos e fáceis de cultivar

Se quiser mais ideias sobre algumas das plantas mais fáceis de cultivar para começar uma horta do zero, este vídeo pode ajudar:

Plantar uma combinação de legumes de estação fria e quente

Todos os anos são diferentes. Alguns verões parecem prolongar-se para sempre e os tomates, que adoram o calor, amadurecem na vinha durante semanas a fio. No entanto, noutros anos, os meses de verão são mais parecidos com semanas de verão e poderá ter de colher tudo cedo para evitar a morte por geada.

Como não há garantias na jardinagem, tento fazer o meu melhor para plantar uma variedade de culturas de estação quente e de estação fria. Normalmente, isto significa que, mesmo que seja um ano terrível para os vegetais que gostam de calor, é provável que tenha uma colheita abundante de plantas de estação fria.

Por isso, recomendo vivamente que se misturem as coisas quando se aprende a começar uma horta a partir do zero. A variedade garantirá que se pode colher algo todos os anos, mesmo que uma planta seque ou seja queimada pela geada.

Anuais, bienais e perenes

Os espargos são um dos legumes perenes mais produtivos que se pode cultivar!

As plantas perenes são uma excelente opção se quiser uma colheita fiável todos os anos, mas as plantas anuais e bienais também podem dar sementes, pelo que pode replantá-las todos os anos.

  • Anuários são plantas que completam o seu ciclo de vida num ano, como a alface, o tomate e o rabanete. No final da estação, a planta morre completamente e é necessário recomeçar a partir de sementes frescas na primavera seguinte.
  • Bienais Normalmente, os jardineiros cultivam as plantas bienais como anuais e comem-nas antes de iniciarem a fase reprodutiva do seu ciclo de vida no segundo ano. Só se deve levar a planta para o segundo verão se se pretender guardar sementes. Exemplos de plantas desta categoria são o aipo, a couve e o repolho.
  • Plantas perenes As plantas perenes são plantas que voltam ano após ano. Algumas plantas perenes podem viver durante décadas e, muitas vezes, quanto mais velhas são, melhor produzem. Esta categoria inclui ruibarbo, espargos, framboesas, amoras, mirtilos, uvas e alcachofras.

Aqui está um excelente guia para escolher algumas plantas perenes quando aprender a iniciar uma horta no seu quintal a partir do zero:

Uma árvore de fruto saudável pode ser surpreendentemente produtiva. A macieira que tenho no meu quintal pode produzir algumas centenas de quilos de maçãs durante o verão.

Também adoro cultivar abacateiros a partir de sementes. As árvores cultivadas a partir de sementes tendem a ser mais resistentes do que as árvores enxertadas. Demoram um pouco mais a começar a dar frutos, mas são menos susceptíveis a pragas e doenças, crescem mais depressa e são mais resistentes.

O meu último lote de mudas de abacate

As plantas perenes podem ser lentas a começar, e pode ter de esperar alguns anos antes de começarem realmente a crescer, mas uma vez estabelecidas, muitas vezes é tão simples como colher os frutos.

Nem todas as plantas podem ser cultivadas como perenes em todos os climas. Algumas plantas são demasiado resistentes à geada para terem sucesso como perenes nas zonas frias do norte.

Que quantidade devo plantar quando estou a aprender a começar um jardim do zero?

Se nunca cultivou um determinado legume antes, pode perguntar-se quantas plantas deve cultivar. No primeiro ano em que plantei uma horta, plantei um pacote inteiro de sementes de curgete.

Caso não saiba, as abobrinhas são talvez a planta mais produtiva do mundo. Naquele verão, fiquei dominada por mais de cem abobrinhas. Foi uma verdadeira loucura de abobrinhas. Enfiei abobrinhas em todos os pratos que me lembrei e ainda tinha tantas que as dava a quem passasse por cá.

Foi tão grande que tive de arranjar novas ideias para utilizar a minha colheita!

Para aprender a criar uma horta no seu quintal a partir do zero, comece com pouco e descubra a melhor forma de semear as suas sementes. Seguindo as instruções dos pacotes de sementes, pode estimar o número de plantas que irá obter.

Um esquema de horta para uma família de quatro pessoas

Para alimentar uma família média de quatro pessoas, este é um guia aproximado do número de plantas que deve ter na sua horta.

Não se esqueça de que o gosto pessoal não pode ser levado em conta. Plante mais se tiver alguns legumes preferidos ou se quiser mais para conservar!

Vegetais

Número de plantas

Como cultivar

Beterraba

20 - 40

Planta de sucessão ♥

Brócolos

3 - 6

Porca única

Couve

3 - 6

Porca única

Cenouras

50 - 100

Planta de sucessão

Couve-flor

3 - 6

Porca única

Pepinos

5 - 8

Porca única

Cucamelão

5 - 8

Porca única

Couve

5 - 10

Porca única

Alface de folha

30 - 70

Planta de sucessão

Ervilhas

60 - 90

Planta de sucessão

Pimentos

5 - 8

Porca única

Feijões de vara

20 - 30

Planta de sucessão

Batatas

4 - 8 lbs

Porca única

Rabanete

30 - 50

Planta de sucessão

Tomates

5 - 8

Porca única

Abobrinhas

3 - 4

Porca única

Um guia de plantação para cultivar legumes suficientes para alimentar uma família de quatro pessoas.

A plantação por sucessão é a prática de plantar um pequeno número de sementes de uma só vez e voltar a plantar mais tarde, o que permite distribuir a colheita de modo a não ser inundado por um grande volume de um só tipo de legume num curto espaço de tempo.

Além disso, tenha em mente que pode haver uma grande diferença na produtividade de uma planta, dependendo da variedade exacta que escolher.

Quando estiver a cultivar vegetais suficientes para a sua família, considere cultivar alguns para os seus animais também!

5. planear a disposição da sua horta

Depois de ter escolhido as plantas que quer utilizar para começar uma horta, é preciso pensar no espaço que tem e na forma como o quer utilizar.

Todas as plantas precisam de uma quantidade diferente de espaço para crescer, e há muitos projectos de jardins inteligentes para o ajudar a tirar o máximo partido do espaço que já tem.

Assim, vamos ver rapidamente como espaçar as suas plantas e rever algumas ideias para canteiros elevados.

Como planear a disposição de uma horta?

Há muitas maneiras de dispor um jardim e espaçar as plantas, e vale a pena pensar no design do seu jardim antes de começar a plantar.

As fileiras são tradicionais, mas se estiver a plantar num canteiro elevado, considere um design de jardim triangular, uma vez que este permite colocar as plantas mais distanciadas.

Experimente um jardim em buraco de fechadura se tiver um jardim enterrado ou se estiver a construir canteiros elevados. Estes são semelhantes aos jardins em fileiras, mas perdem menos espaço para os passeios.

Aqui está um excelente tutorial sobre como construir uma cama de jardim elevada com buraco de fechadura para começar a cultivar vegetais no seu quintal:

Plantação intensiva vs. Plantação em espaço amplo

A plantação intensiva consiste em colocar as plantas o mais próximo possível umas das outras, mas dando espaço suficiente para as plantas amadurecerem. Se for feita de forma eficaz, minimiza o espaço que as ervas daninhas têm para crescer e maximiza o número de plantas por canteiro.

As florestas alimentares são um exemplo de plantação intensiva. Temos um guia sobre como cultivar uma floresta alimentar se estiver interessado - é fantástico!

A plantação em espaço amplo dá às plantas um espaço mais do que suficiente para se desenvolverem. A vantagem deste método é que as plantas não têm de competir por espaço e podem crescer mais sem serem inibidas pelas plantas à sua volta. No entanto, este método pode exigir mais monda.

Por isso, ao aprender a começar o seu jardim do zero, pode ser útil pensar em quanto tempo e espaço tem para o seu jardim.

A plantação intensiva pode ser uma boa opção se estiver sempre ocupado ou se tiver muito pouco espaço para trabalhar. Por outro lado, se tiver mais tempo para mondar e tiver muito espaço para espalhar as suas plantas, a plantação em espaço amplo pode funcionar melhor.

Os legumes plantados em linhas com espaçamento largo crescem geralmente mais, mas requerem um pouco mais de monda.

Que legumes crescem bem juntos?

Por último, mas não menos importante, é uma boa ideia pensar onde quer plantar as suas plantas no seu jardim.

O plantio em conjunto é sempre uma boa consideração durante esta fase, pois pode ajudá-lo a prevenir naturalmente as pragas, incentivar o crescimento saudável das raízes e evitar que uma planta absorva toda a água e nutrientes do solo.

O alho e as ervas aromáticas repelem naturalmente as pragas e crescem no solo enquanto as abobrinhas se espalham. O feijão e o milho crescem para cima, proporcionando ventilação para as abobrinhas. Entretanto, o feijão fixa o azoto para que tudo o resto se mantenha nutrido.

As abobrinhas também crescem bem com os tomates, uma vez que os tomates crescem para cima e as abobrinhas para baixo, proporcionando sombra ao solo e mantendo-o húmido.

Aqui está um exemplo de uma horta Victory da TouchWood Editions que segue algumas práticas excelentes de plantação companheira:

As hortas da vitória de plantação intensiva são um ótimo ponto de partida para aprender a começar uma horta de raiz no seu quintal.

Sistemas como estes podem ajudar a tornar a sua horta de baixa manutenção e garantir-lhe uma colheita saudável todos os anos!

Saiba mais - Como criar a disposição perfeita do viveiro de árvores de fruto para a permacultura

6. plantar os seus legumes

Plântulas de abobrinha que foram semeadas diretamente na horta.

Como começar uma horta no seu quintal a partir de sementes

Nem todas as sementes são iguais: os tomates e os pimentos podem demorar semanas a germinar, enquanto os feijões, as ervilhas e os rabanetes podem surgir em poucos dias.

Deve sempre consultar a parte de trás do pacote de sementes para obter instruções específicas, mas aqui estão algumas dicas e truques que se aplicam à maioria das sementes:

Dicas para a sementeira de sementes

Adoro utilizar estes tabuleiros para as sementes de legumes. Têm capacidade para 40 plantas por tabuleiro e são bem fundos. Esta caixa contém 15 plantas de legumes diferentes!

Por exemplo, a que profundidade deve plantar as sementes e qual o solo mais adequado? Deve regar imediatamente após a sementeira?

Bem, vamos falar sobre isso:

  1. O tamanho da semente determina a profundidade da semeadura. Geralmente, coloque as sementes em um buraco que é duas vezes a largura da semente. Portanto, se uma ervilha tiver 1/4 "de diâmetro, seu buraco terá 1/2" de profundidade.
  2. Quando semear sementes minúsculas que só precisam de estar 1/4″ ou 1/8″ abaixo da superfície (cenouras, por exemplo), espalhe as suas sementes sobre o canteiro, depois polvilhe uma fina camada de terra por cima das suas sementes e depois pressione tudo firmemente. É muito mais fácil polvilhar 1/4″ de terra do que cavar um buraco com 1/4″ de profundidade.
  3. Tenho um tapete térmico elétrico que utilizo para dar um impulso aos meus tomates, pimentos e couves quando os inicio.
  4. Algumas sementes precisam de luz para germinar, por isso não é aconselhável cobri-las com terra. É sempre uma boa ideia ler o verso do pacote de sementes para apanhar coisas como esta. Muitas variedades de alface, por exemplo, precisam de alguma luz para germinar.
  5. Para acelerar a germinação, deve manter as sementes húmidas, mas não molhadas. Uma ligeira névoa de poucos em poucos dias deve ser suficiente, uma vez que a névoa manterá o solo no lugar. Não quer atirar as suas sementes com a água da mangueira de alta pressão!

Depois de ter semeado as suas sementes, mantenha uma humidade constante até que as plântulas comecem a criar raízes e a ter um pequeno rebento.

Deixar as sementes de molho aumenta consideravelmente a taxa de germinação e também a acelera!

É também uma boa ideia ler sobre os tempos de germinação e a época ideal de plantação para cada planta que selecionar. Desta forma, se as sementes não estiverem a nascer após o período de germinação, pode voltar a semear e não perder tempo à espera de plantas que não estão a nascer.

Preciso de plantar tudo o que está no pacote de sementes?

Quando se compra um pacote de sementes, pode-se pensar que é preciso plantar todas as sementes do pacote ou então elas não se conservarão para o ano seguinte, o que não é necessariamente verdade.

A idade é um aspeto importante da germinação, mas a maior parte das sementes conserva-se durante alguns anos antes de as taxas de germinação diminuírem de forma significativa.

Veja também: 5 melhores geradores de combustível duplo que valem o seu dinheiro

Se a taxa de germinação de um pacote de sementes for boa num ano, não há problema em voltar a semear no ano seguinte.

O frigorífico é geralmente o melhor local para guardar as suas sementes para o próximo ano. Certifique-se de que estão numa embalagem à prova de humidade.

Como cultivar legumes a partir de restos de comida

Uma das melhores partes de aprender como começar uma horta no seu quintal a partir do zero, na minha opinião, é aprender a usar os seus restos de vegetais como iniciadores de plantas!

Nem todos os produtos hortícolas são cultivados exclusivamente a partir de sementes, pois muitas plantas têm métodos de reprodução secundários inteligentes.

Por exemplo, normalmente começa-se a plantar batatas a partir dos tubérculos da estação anterior. Onde quer que surja um rebento, cresce uma nova planta. Eu gosto de cortar uma batata em alguns pedaços para maximizar o número de plantas que obtenho de cada tubérculo.

Já plantei com sucesso batatas e batatas-doces da parte de trás da minha despensa e as do centro de jardinagem.

A batata-doce é um dos legumes mais fáceis de cultivar a partir de restos de comida. Se tiver uma batata-doce que já não esteja no seu melhor, plante-a!

O alho também cresce diretamente a partir de um dente. Quanto mais tempo o alho for cultivado num local, mais bem sintonizado está para crescer nesse local. Não é raro encontrar variedades de alho que são únicas para o seu microclima e mais resistentes à vida na sua área específica nos mercados de agricultores ou cooperativas.

Além disso, pode até iniciar plantas a partir de restos de comida de supermercado O aipo, as cebolas verdes, a couve, o bok choy e a alface desenvolverão um novo crescimento quando colocados em água limpa num local ensolarado.

Guarde também as sementes dos legumes e frutos comprados na mercearia - pode germinar tudo isto para obter plantas grátis!

Ao iniciar as plantas a partir de aparas, deve manter intactos os dois centímetros inferiores da planta e submergir a metade inferior da mesma em água. É importante mudar regularmente a água. Após alguns dias, deve começar a ver algum crescimento novo.

Um fruto que é muito divertido de cultivar a partir de restos é o ananás. Basta torcer a parte superior e cortar as folhas inferiores para facilitar a plantação. Deixe secar durante uma ou duas horas e plante-o num vaso ou diretamente no jardim.

Não deite fora os seus topos de ananás! Se os colocar na terra, eles voltarão a enraizar-se e darão origem a uma planta de ananás.

Os sabores dos alimentos cultivados a partir de restos de comida tendem a ser um pouco diferentes. Muitas vezes, são um pouco mais suaves do que os das plantas compradas em lojas. Não obterá grandes rendimentos com este tipo de jardinagem de peitoril de janela, mas é um projeto divertido de fazer, especialmente com crianças.

Gosto de propagar as minhas aparas de tomate através de um método semelhante. Depois de ter retirado os ramos "ventosos" dos meus tomateiros maiores, coloco-os num frasco com água. Após uma semana, os sistemas radiculares destas plantas são suficientemente significativos para as colocar no solo. É notável a rapidez com que se desenvolvem.

São os tomateiros mais fáceis de começar!

7. cuidados a ter com os legumes

Quaisquer que sejam os vegetais que escolher ao aprender como começar uma horta do zero, precisa de dar às suas plantas água e nutrição adequadas para ter sucesso.

Vamos então rever como regar, fertilizar, podar e aplicar cobertura morta no seu jardim. Também lhe daremos informações sobre algumas das pragas mais comuns do jardim e como eliminá-las naturalmente para que possa manter o seu jardim saudável e produtivo.

Água Como fazer a sua horta no quintal

Sou um grande adepto da rega gota-a-gota. Estas mangueiras não custam muito, compro-as em comprimentos de 100 pés. Programo o meu temporizador para uma hora e o gotejador rega de forma uniforme e completa enquanto posso ir fazer outra coisa.

As plantas sedentas são plantas stressadas, e as plantas stressadas têm mais probabilidades de sofrer danos causados por pragas, de serem vítimas de doenças e, em última análise, de não produzirem uma colheita saudável para si e para a sua família.

Quando chegar a altura de regar o seu jardim, regue em profundidade em vez de o fazer frequentemente. Isto encorajará as plantas a formar sistemas radiculares profundos, o que as torna mais resistentes a longo prazo. Também significa que as suas plantas não murcharão tão rapidamente se falhar uma sessão de rega.

As árvores de fruto do meu quintal estão no "horário de rega do amor duro", em que as rego raramente e quando me apetece. Parece duro, mas o objetivo é habituá-las a regas irregulares - o que é fiel à natureza.

Quando rego estas árvores, encharco a terra em profundidade, o que faz com que as suas raízes se afundem no solo, o que não só as ajuda a procurar melhor a água durante as secas, como também as ajuda a manterem-se estáveis durante os ventos e as tempestades de neve.

Entretém as crianças e os cães, e rega o jardim ao mesmo tempo Embora o cão não precise realmente de ser entretido... Ele fica bastante feliz a preguiçar, vendo os outros a fazer o trabalho.

Como e quando fertilizar a sua horta

Quando nos mudámos para cá, o solo estava muito degradado. Comprámos adubo orgânico em sacos de tonelada e fizemos um grande esforço com ele. O adubo orgânico certo acrescenta coisas maravilhosas ao solo. Fez uma enorme diferença no nosso solo!

Inicialmente, ao aprender como começar uma horta do zero no seu quintal, provavelmente não precisará de pensar muito em fertilizantes. Quando começa, normalmente tem um solo rico.

No entanto, à medida que o verão avança, as folhas podem tornar-se amarelas, o que pode significar que as suas plantas hortícolas precisam de nutrientes extra provenientes de fertilizantes.

Existem muitas maneiras de adicionar nutrição ao seu solo. Algumas das melhores coisas para usar como fertilizante são:

  • Composto
  • Estrume
  • Restos de cozinha
  • Chá de composto
  • Sal de Epsom
  • Misturas de fertilizantes orgânicos (granulados ou líquidos)
  • Minhocas da criação de minhocas (saiba como criar minhocas aqui!)
  • Palha

Embora cada método leve um tempo diferente, as adições de fertilizante líquido são geralmente melhores. O fertilizante líquido mistura-se com a água que dá ao seu jardim, permitindo que as suas plantas absorvam rapidamente os nutrientes das suas raízes.

Por outro lado, os fertilizantes sólidos demoram algum tempo a dissolver-se e a penetrar no solo. Ainda assim, adicionar alguns fertilizantes sólidos, como uma camada de composto, pode funcionar como um fertilizante de libertação lenta, fertilizando continuamente o seu jardim durante todo o ano.

Para identificar os minerais que faltam no seu solo e obter uma imagem completa da saúde do seu solo, pode querer utilizar alguma forma de teste do solo. Pode comprar testes do solo num laboratório, que tendem a ser bastante baratos. No entanto, também pode efetuar um teste muito mais limitado com um kit caseiro.

Saiba mais - Como melhorar o solo do jardim de forma natural [durante o inverno e durante todo o ano]

Como podar as suas plantas de jardim

Algumas plantas são tão fáceis como semear e esquecer, outras requerem um pouco mais de delicadeza e cuidados, exigindo uma poda de vez em quando.

Podamos as plantas nos nossos jardins por várias razões, nomeadamente:

  • A remoção de algumas folhas pode melhorar a circulação do ar à volta das plantas que são sensíveis a infecções fúngicas.
  • Tirar algumas folhas ou caules pode encorajar uma planta a concentrar as suas energias num aspeto diferente do desenvolvimento (amadurecimento de tomates verdes, por exemplo).
  • A poda mantém as plantas com uma forma e um tamanho manejáveis.
  • Cortar os botões das flores pode evitar o "bolbo" ou a floração indesejada.

Muitos jardineiros têm dificuldade em manter as folhas das abóboras livres de oídio, e a poda é uma forma de ajudar nesse sentido.

Se estiver a cultivar variedades de tomate indeterminadas (as que não crescem até um determinado tamanho), corte os pequenos ramos robustos conhecidos como "ventosas". Estes ramos crescem a partir do meio das bifurcações nos caules maiores da planta. Se não limitar o crescimento destes tomates a um único caule, eles vão rapidamente ramificar-se por todo o seu jardim. Já passei por isso, e é um pouco selvagem!

Em última análise, a poda pode ser um tema complexo, mas é também uma ferramenta poderosa que pode ter um grande impacto na produtividade e na saúde das plantas.

Se não tiver tempo para aprender as nuances da poda quando começar a sua horta, a ideia mais básica é remover as secções que estão mortas. Se estiver a ficar castanha ou tiver sinais de doença, então essa folha não está a ajudar a planta como deveria. Remover a folha irá encorajar a planta a concentrar-se no crescimento novo e saudável.

Como e quando aplicar a cobertura vegetal na sua horta

Fazemos uma "missão de cobertura vegetal" anual. Toda a família se envolve, é muito divertido!

Uma boa cobertura vegetal é muito semelhante a um bom assistente: a cobertura vegetal suprime as ervas daninhas, combate a evaporação da superfície, previne as doenças das plantas, protege as plantas das flutuações de temperatura e, eventualmente, decompõe-se e alimenta o solo.

Veja também: Ervas que crescem à sombra - 8 ervas úteis para o seu jardim de ervas à sombra

Uma camada de 2 a 3 polegadas de material uma vez por ano é suficiente para fazer o trabalho, mas encorajo-o a ir mais fundo do que isso. Quanto mais profunda for a camada de cobertura vegetal, melhor.

A palha e o lixo da cana-de-açúcar são os meus preferidos (porque posso obter palha de graça de um estábulo próximo e cana-de-açúcar dos vizinhos), mas as folhas, as aparas de relva (é melhor compostá-las primeiro, ou acabará com um jardim cheio de relva) e a serradura também funcionam.

Evite coberturas mais pesadas, como aparas de madeira ou gravilha, uma vez que não se desfazem durante o inverno.

Escolher a cobertura vegetal certa agora, quando está a aprender a começar uma horta do zero, pode ajudá-lo a garantir que o seu solo se mantém sustentável e saudável nos próximos anos.

Algumas pragas de jardim comuns que infestam as hortas

A jardinagem totalmente natural significa que, por vezes, temos de partilhar um pouco, mesmo que não queiramos. Por isso, quando começar a aprender como iniciar uma horta no seu quintal a partir do zero, é melhor estar preparado para quaisquer pragas que possam eventualmente aparecer.

Aqui estão algumas formas amigas do ambiente de manter as pragas afastadas:

Pulgões

Os membros da família das couves são particularmente susceptíveis de serem atacados por pulgões.

Os pulgões vivem em colónias e escondem-se muitas vezes debaixo das folhas, mas uma folha danificada por um pulgão contorce-se ou enrola-se muitas vezes de uma forma atraente.

Por vezes, notam-se formigas antes de se verem os pulgões. As formigas cultivam os pulgões para obter o melado que produzem. Os pulgões podem ser prolíficos e o stress que causam à planta pode ter impacto na sua colheita.

Coloque a mangueira no modo "Jet" e lave-os.

Algumas lojas de jardinagem vendem joaninhas, mas muitas vezes consigo encontrar joaninhas suficientes no nosso quintal para as colocar nas plantas afectadas.

Uma solução de detergente da loiça e água pulverizada sobre as folhas pode dissuadir os pulgões.

Interplante plantas susceptíveis aos afídeos com plantas perfumadas como malmequeres, alho, endro e coentros.

Cervo

Um veado esfomeado pode causar muitos estragos num jardim e, quando têm fome, comem praticamente tudo.

A vedação, quanto mais alta melhor, funciona melhor para estes incríveis saltadores. 6 a 10 pés é o ideal.

Compre um border collie. O meu funciona lindamente e também se dá bem com coelhos e pássaros.

Traças das couves Estas lindas borboletas brancas pousam entre as folhas das couves e põem dezenas de ovos verdes perto da base da planta.

Estes ovos eclodem em lagartas muito esfomeadas que podem causar enormes danos.

Verifique as suas couves algumas vezes por semana e elimine as lagartas e os ovos à mão.

Colocar uma rede fina por cima dos canteiros de couves. Se não lhe podem tocar, não a podem comer!

Use um chamariz de outra traça branca da couve para as afastar. Elas são territoriais, por isso não se aproximarão de um pedaço de papel branco com a forma de uma borboleta.

Tenho uma amiga maravilhosamente louca que captura traças brancas das couves com uma rede de borboletas para crianças. Em alguns anos, os seus resultados são melhores do que os meus!

Lesmas As lesmas vão comer toda a folhagem tenra e jovem das plantas do seu jardim.

A alface, as abóboras, o manjericão, a couve e os espinafres parecem ser os favoritos, podendo causar muitos danos e ser extremamente prolíficos.

As lesmas adoram cerveja, mas não sabem nadar. Enterre parcialmente um recipiente com cerveja. Elas cairão e afogar-se-ão. Existem também algumas receitas excelentes de "cerveja falsa" à base de levedura que também funcionam.

Coloque uma tábua de madeira no seu jardim. Durante o dia, as lesmas retiram-se para um espaço à sombra, onde se podem esconder do sol. Todas as tardes, deite fora as lesmas que se juntaram debaixo da tábua.

As cobras comem lesmas e são fáceis de atrair para o seu jardim. Adoram viver em montes de pedras de tamanho médio.

Os patos tratam de uma infestação de lesmas com todo o gosto e também põem ovos!

Bicho-da-farinha

Estas larvas de corpo duro podem viver no seu jardim durante anos antes de se transformarem num escaravelho. Muitas vezes, provêm de zonas com erva alta.

A amplitude do seu apetite é particularmente incómoda, uma vez que se enterram facilmente nas raízes dos legumes, mas também mordiscam com muito gosto sistemas radiculares inteiros das plantas.

Dois tratamentos de nemátodos benéficos aplicados com algumas semanas de intervalo no verão podem reduzir as populações para um número controlável.

Utilize uma cenoura ou batata de sacrifício como armadilha para os atrair para longe de outras plantas que valoriza mais. Substitua regularmente os vegetais de raiz de sacrifício.

Perguntas frequentes (FAQs)

Começar algo novo pode ser confuso - e excitante! Estamos aqui para o guiar ao longo de todo o processo e ajudá-lo a dar o salto para cultivar os seus próprios alimentos. Não há nada como isso.

Vamos então rever algumas das perguntas que mais ouvimos sobre como começar uma horta do zero - esperemos que responda a todas as suas perguntas também!

Quando é que é demasiado tarde para começar um jardim?

Não há uma altura errada para começar um jardim. Quando é inverno, embora possa ser demasiado tarde para plantar sementes no solo, continua a ser a altura perfeita para construir canteiros elevados, começar a plantar sementes dentro de casa e fertilizar o solo. Além disso, todas as plantas têm tempos de germinação diferentes e algumas podem crescer melhor quando são plantadas a temperaturas negativas.

Quanto custa começar uma horta?

Não custa muito começar uma horta, especialmente se alterar o solo, usar sementes e fermentos dos seus restos de comida e já tiver as ferramentas básicas. No entanto, mesmo sem estas coisas, começar não lhe deve custar mais de 20 dólares por pequenas ferramentas de jardim e algum musgo de turfa ou composto. Usar as folhas de outono como cobertura vegetal também poupa dinheiro.

O que é que se coloca no fundo de uma cama de jardim elevada?

Pode colocar muitas coisas no fundo de um canteiro elevado, mas geralmente recomendamos algo como folhas secas, cobertura vegetal ou palha. Adicionar itens como madeira pode desequilibrar o solo e criar "buracos" ao longo do tempo. A cobertura vegetal, a terra e o composto são sempre a sua melhor aposta.

Como é que se começa uma horta em vasos?

Começa-se uma horta em vasos da mesma forma que se começa uma horta num canteiro elevado. Acrescenta-se terra e cobertura vegetal, colocam-se algumas sementes e plântulas e rega-se. Podam-se e fertilizam-se as plantas conforme necessário e, em pouco tempo, terá uma horta florescente.

Como é que o seu jardim cresce?

Se este guia o ajudou a começar, diga-me se o ajudou e, por favor, mostre-nos fotografias do seu progresso. Nada é melhor do que transformar um pedaço de terra no seu paraíso produtivo.

Uma última dica - trabalhe com a natureza, não contra ela. Se o seu jardim lhe der limões, faça limonada. Se os pássaros estiverem a comer toda a sua fruta - plante mais fruta. Por experiência própria, é mais fácil cultivar mais e partilhar do que deixar de partilhar!

Muito obrigado por ler isto, por favor deixe os seus comentários e partilhe com os seus amigos e familiares!

Mais sobre Como começar uma horta no seu quintal e mantê-la a crescer:

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.