Índice
Todos nós sabemos que luz solar é o que faz com que toda a vida na Terra funcione.
Isto é especialmente verdade para as plantas, porque elas têm a capacidade quase mágica de transformar a luz solar em alimento no processo de fotossíntese Essa é a principal razão pela qual todos nós temos algo para comer!
Um grupo de plantas que gostamos de mordiscar e adicionar às nossas refeições é ervas .
Embora todos nós gostemos de ervas aromáticas, nem todos temos a sorte de ter um jardim idealmente posicionado.
Alguns jardins são simplesmente sombrios, o que pode dever-se a um terreno orientado a norte, à cobertura arbórea, à sombra dos edifícios e a outras razões físicas.
Por outro lado, alguns jardins orientados para sul em climas mais quentes ficar demasiado quente e seco para muitas ervas delicadas como o manjericão.
Talvez as plantas possam comer a luz do sol, mas precisam de descansar dos raios da nossa estrela radioactiva que lhes dá vida. Se for esse o caso, tentar plantar à sombra das árvores pode ser a única opção.
Resumindo: por vezes, não se pode escapar à sombra.
No entanto, a boa notícia é que há ervas que crescem em condições de sombra.
Se vive numa zona onde os verões são secos e rigorosos, muitas ervas preferem uma sombra parcial para atenuar o efeito do sol mais intenso do verão.
O que devo saber sobre as ervas que crescem à sombra?
Eis algumas regras gerais que se aplicam a todas as ervas da lista quando são cultivadas à sombra .
- Sempre que se vê que uma erva pode crescer à sombra, isso significa que sombra salpicada, sombra clara ou semi-sombra Muito poucas (ou nenhumas) ervas toleram a sombra profunda.
- Cultivar uma erva aromática à sombra afectam a intensidade Quanto menos sol apanhar, menor parece ser a concentração de óleos aromáticos, mas nunca pode perder totalmente o seu aroma.
- As ervas cultivadas à sombra podem tornar-se menos arbustivo e mais magros do que os seus homólogos que se banham ao sol.
Então, finalmente - quais são as ervas que crescem à sombra?
Vem para o lado negro e descobrir.

1. hortelã

Se procurar a hortelã na natureza, vai encontrá-la a crescer tanto a pleno sol como à sombra. A razão pela qual a hortelã, que geralmente se desenvolve ao sol, se aventura nos cantos sombrios do habitat é a caça à humidade.
No jardim, a hortelã dá-se muito bem à sombra de uma árvore com uma copa leve.
Se está preocupado com a possibilidade de se aborrecer com toda a hortelã, talvez deva saber que aquilo a que chamamos "hortelã" é um género que contém 24 espécies e pelo menos 15 híbridos - incluindo a famosa hortelã-pimenta; as hortelãs são o oposto de aborrecimento.
Veja também: Como cultivar e quando colher plantas de feijão lima a partir de sementesSe for entusiasta, há várias plantas de hortelã que pode cooptar para o seu jardim.
Veja também: Como evitar que as galinhas abandonem o seu quintal quando andam à soltaHá uma caraterística que torna a hortelã um desafio, que é o seu crescimento agressivo.
Se a sua definição de "aborrecido" significa "não ter nada para fazer", então controlar a hortelã num canteiro misto vai mantê-lo ocupado!
No entanto, se preferir não ter de lutar com as suas próprias ervas, considere plantar hortelã num recipiente.
Como começar a cultivar: A hortelã é reproduzida principalmente de forma vegetativa através de estacas ou divisões .
No entanto, se quiser tentar cultivar as suas plantas de hortelã a partir de sementes, alguns tipos podem ser comprados online. Por exemplo, as sementes de hortelã estão atualmente disponíveis na Eden Brothers Seeds.
2. cebolinho de alho

A nossa segunda erva que cresce à sombra é o cebolinho ( Allium tuberosum Pertence ao grupo dos alhos e cebolas selvagens e não só tolera a sombra como cresce muito bem nela!
Este Allium é utilizado para temperar saladas, pratos e marinadas de aves, porco e peixe. É ideal se preferir um tempero leve aroma e sabor a alho em vez do pacote completo, muitas vezes avassalador.
As partes da planta que têm um valor culinário são as folhas planas, os caules e os botões florais não abertos .
Na Australásia, esta erva, originária das estepes asiáticas, está classificada como invasora, uma vez que tende a expulsar e a ultrapassar a vegetação nativa.
Não é por acaso que lhe chamei "bravo": se lhe for dada uma oportunidade, espalhará as suas sementes e crescerá como uma erva daninha agressiva em várias paisagens.
Como começar a cultivar: O cebolinho é fácil de cultivar a partir de sementes. Diz-se que a planta atinge a maturidade total com um comprimento de folha de 30 cm.
3. salsa

Originária de uma planta mediterrânica, a salsa adora o sol, mas sobrevivem também à sombra sem qualquer problema.
Uma vez que as folhas de salsa podem ter um sabor amargo, se preferir uma salsa com um sabor mais suave, pode obter a salsa de sabor mais suave precisamente se a cultivar à sombra (embora colher apenas as folhas jovens também sirva).
Tal como as cenouras, a salsa pode ser facilmente cultivada a partir de sementes. Existem várias variedades à escolha, sendo as mais comuns a italiana, a enrolada e a Paramount. Se tiver uma horta estritamente biológica, estão também disponíveis sementes certificadas pelo USDA.
4. orégãos dourados

Como o seu nome indica, o orégão dourado ( Origanum vulgare ' Aureum ' ) é uma cultivar de orégão com folhas amarelas a verdes, dando-lhes um aspeto dourado, especialmente a pleno sol.
No entanto, o problema é que os orégãos dourados não toleram o sol do meio-dia. Se forem expostos, as suas folhas serão provavelmente vítimas de queimaduras. No entanto, é esta intolerância que faz dos orégãos dourados um planta ideal para meia-sombra ou sombra ligeira .
Pode colher as folhas a partir de julho até ao final do verão, quando os orégãos entram em floração. É uma planta perene que volta todos os anos; aparar a planta após a floração irá mantê-la compacta.
Se procura um sabor forte, lembre-se de que os orégãos dourados são menos aromáticos do que os orégãos comuns.
Como começar a cultivar: O orégão dourado não é tão fácil de encomendar online como o seu primo comum. Esteja atento às ofertas de plantas em vaso, uma vez que é mais fácil reproduzir-se vegetativamente.
5. alazão comum

Até agora, a procura das nossas ervas favoritas que crescem à sombra já deu origem a muitos favoritos comerciais globais. favoritos esquecidos dos velhos tempos.
Azeda comum ( Rumex acetosa ) pertence à família das docas e tem um sabor ácido e limonado distinto. Pode ser utilizado para refrescar saladas e também para vários pratos cozinhados.
A sua grande variedade de utilizações é a razão pela qual é frequentemente listada tanto como legume como como erva Esta planta resistente, que é polinizada pelo vento, pode até crescer como uma erva daninha.
No entanto não suporta o calor sufocante do verão Dada a sua preferência por condições mais frescas, é lógico que possa suportar alguma sombra.
Como começar a cultivar: Muito utilizada no passado devido à sua disponibilidade, tal como muitas outras espécies de docas, a azeda foi largamente esquecida pelos agricultores comerciais - o que é uma pena devido ao seu valor nutricional .
No entanto, graças aos modernos entusiastas da agricultura, as sementes de azeda estão disponíveis para compra, mesmo online.
6. coentros / coentro

Os coentros são famosos pelo sabor fresco, amargo e limonado das suas folhas. As suas sementes também são uma especiaria popular, mas dão um aroma completamente diferente do da folhagem. É uma erva 2 em 1!
É precisamente esta dupla natureza dos coentros que causa alguma confusão.
No Reino Unido, por exemplo, toda a planta é chamada de coentro, mas nos Estados Unidos, apenas as sementes são chamadas assim, e as folhas frescas são chamadas de coentro.
Ainda assim, estamos aqui para falar de sombra, não de dilemas linguísticos, certo?
Os coentros preferem de facto sombra clara e condições mais frescas - Por isso, é frequentemente cultivada em recipientes em alpendres e parapeitos de janelas.
Como começar a cultivar: Os coentros são normalmente cultivados a partir de sementes e estas são fáceis de obter, existindo opções biológicas e não certificadas disponíveis para compra.
7) Endro

O bonito aneto é um dos clássicos da culinária à base de plantas.
Tal como os coentros, é uma erva 2 em 1, com a sua delicada folhagem de aroma doce e picante a ser utilizada em vários pratos, saladas e outras guloseimas, enquanto a melhor fornada de pickles caseiros é inimaginável sem as sementes de endro.
Leia mais sobre as melhores variedades de pepino que são super fáceis de cultivar!
O endro é um produto genuinamente erva pouco exigente Desde que seja regada de forma óptima (sem nunca secar, mas também sem ficar demasiado encharcada), pode tolerar alguma sombra.
No entanto, se acabar por crescer à sombra, pode tornar-se esguia e frouxa - que é o que queremos evitar.
Como começar a cultivar: O endro é normalmente cultivado a partir de sementes, e o mercado das sementes oferece muitas surpresas.
Descobri recentemente uma variedade chamada Bouquet, criada para uma produção prolífica de sementes, o que a torna ideal para ser utilizada como flores cortadas para arranjos florais e, claro - sementes para temperar aqueles pickles estaladiços (se ainda não perceberam, adoro fazer pickles).
Bónus: A alfazema é uma das ervas que crescem à sombra?

A alfazema quase nunca aparece nas listas de ervas que crescem à sombra. O arbusto com uma das fragrâncias mais maravilhosas de todo o mundo vegetal é quase sempre retratado em terrenos abertos e escarpados e a pleno sol.
No nosso jardim, plantámos o nosso arbusto de alfazema demasiado perto da nossa cerejeira vermelha, então jovem, sem ter em conta o possível tamanho final da sua copa, o que fez com que, à medida que a árvore crescia, a copa se sobrepusesse ao arbusto.
Para minha surpresa, o a lavanda continuou a prosperar A sua vida é mais longa do que a de outras plantas mediterrânicas plantadas a pleno sol.
No entanto, alongou-se durante o crescimento, tentando alcançar o sol; e quando floresce, os caules das flores são alongados e finos.
Além disso, penso que a sombra faz afetar negativamente a intensidade da fragrância e o tamanho dos cachos de flores.
Ainda assim, a nossa alfazema continua viva e fornece alimento a muitos polinizadores durante a sua época de floração. Fizemo-lo na mesma!
Cultivar ervas aromáticas à sombra não é um mito
Embora a maioria das ervas aromáticas adore o sol, a possibilidade de as cultivar à sombra (ligeira) não é um mito. De facto, pode ser benéfico em algumas situações, e especialmente para ervas aromáticas como o coentro e a azeda que não toleram calor elevado e sol pleno.
Ao escolher, faça o seu trabalho de casa sobre quais as ervas que não precisam de luz solar direta - essas são as que crescerão com sucesso em partes sombreadas do seu jardim.
No entanto, o local escolhido para a sombra deve ser ligeiramente sombreado e não uma sombra profunda.
Com boa informação, algum planeamento e um pouco de tentativa e erro, pode ter a certeza de que conseguirá adicionar alguma fragrância e aroma ao seu jardim de ervas sombrio.
Como viu no meu exemplo da alfazema, há sempre algumas histórias de sucesso excepcionais que contrariam as listas oficiais de ervas que toleram a sombra.
Que erva conseguiu cultivar à sombra? Seria maravilhoso se pudesse partilhar a sua experiência nos comentários!