Ervas de floração amarela - 18 ervas mais bonitas com flores amarelas

William Mason 12-10-2023
William Mason

Há qualquer coisa nas ervas amarelas que nos faz sentir quentes e soalheiros, e comer as plantas de onde provêm também nos faz sentir fantásticos. Irradiam simplesmente bondade, e é por isso que queria partilhar algumas das minhas favoritas consigo hoje.

Embora o amarelo seja a minha cor favorita e eu adore decorar a minha casa com flores brilhantes, as ervas de flores amarelas têm muito mais para oferecer do que beleza. Pode fazer chá com elas, utilizá-las como fragrâncias e temperos e tirar partido dos seus benefícios medicinais.

Ainda assim, não pode simplesmente sair por aí a comer todas as ervas com flores amarelas, precisa de ter a certeza de que sabe, sem dúvida, de que planta se trata. A procura de alimentos é maravilhosa e uma das coisas mais gratificantes que pode fazer, mas a identificação correcta das plantas é fundamental.

Ervas de Floração Amarela - 18 Lindas Ervas com Flores Amarelas

No entanto, pode cultivar o seu próprio jardim amarelo - um jardim cheio de plantas com flores amarelas! Entre o verde e os tons neutros, as suas flores amarelas ficarão fantásticas.

Neste artigo, vamos analisar as melhores ervas aromáticas de floração amarela que deve cultivar. A maior parte das fotografias são do True Leaf Market ou da Eden Brothers Seeds. Estas empresas têm uma grande variedade de sementes e excelentes críticas dos clientes! Encontrará muitas das suas sementes no meu jardim.

Assim, aqui estão as 18 ervas mais bonitas com flores amarelas:

  1. Prímula da noite
  2. Girassol
  3. Calêndula
  4. Papoila da Califórnia
  5. Chagas
  6. Dente-de-leão
  7. Estragão
  8. Alcachofra de Jerusalém
  9. Vara dourada
  10. Paracress/Planta da dor de dentes
  11. Grande Celandine
  12. Tansy
  13. Frutos doces/Yacon
  14. Erva de São João
  15. Mostarda selvagem
  16. Endro
  17. Funcho
  18. Equinácea amarela

Vamos analisar cada uma destas ervas de floração amarela em conjunto e discutir o que torna cada uma delas única. Partilharei recomendações com base na resistência das plantas, na facilidade de cultivo, no número de outros benefícios que têm e na sua beleza.

1) Prímula da noite (Oenothera sp.)

Hardy in: Zonas 4-8

A prímula é uma erva arbustiva de floração amarela que desabrocha em flores amarelas perfumadas. Não só as flores são bonitas, como as sementes podem ser utilizadas para fazer óleo de prímula, que é calmante para a pele e rico em ácidos gordos essenciais.

Esta erva ramificar-se-á em qualquer área onde a plantar, mas pode cultivá-la num vaso com bons resultados. Estas flores amarelas preferem o sol pleno.

A prímula liberta um aroma incrivelmente doce e sofisticado das suas flores amarelas brilhantes.

2) Girassol (Helianthus sp.)

Hardy in: Zonas 4-9

Os girassóis são surpreendentemente fáceis de cultivar e podem ser verdadeiramente uma flor que continua a dar. Existem algumas variedades diferentes que pode cultivar com base no que gostaria. Há girassóis anões e depois há girassóis "selvagens" que podem crescer tão alto como o milho!

Mas uma coisa é certa: estas ervas de flores amarelas crescem quase tão bem como as ervas daninhas. A grande variedade pode mesmo ser cultivada numa determinada área para criar um "muro" no jardim, e é frequente ver pássaros a mastigar as sementes.

Os girassóis são auto-semeadores, o que significa que quando lançam as sementes no solo - surge outro girassol. Por isso, é a planta perfeita se não quiser continuar a comprar sementes ano após ano.

Você e a sua família também podem colher as sementes que esta maravilhosa erva de flor amarela produz e utilizá-las como aperitivos - ou plantar mais girassóis!

Se quiser saber mais sobre como pode utilizar sementes para manter o seu jardim a crescer praticamente de graça, consulte o meu artigo sobre práticas de poupança de sementes aqui.

3. calêndula (Calendula officinalis)

Hardy in: Zonas 2-11

A calêndula, também conhecida como calêndula em vaso, é uma maravilhosa erva de floração amarela que é uma bela adição a qualquer jardim, e é muito útil. As flores são normalmente podadas e secas. Depois, pode utilizá-las para fazer chás ou bálsamos tópicos. Tradicionalmente, esta erva tem sido utilizada para aliviar e tratar dores ligeiras, queimaduras e cicatrizes.

Curiosidade - também dá um ótimo corante de cor açafrão!

A calêndula também é útil no seu jardim porque, ao mesmo tempo que atrai insectos nocivos como os pulgões, também atrai joaninhas (que se alimentam de pulgões), borboletas e abelhas. Também é considerada uma "planta armadilha" porque os insectos nocivos comem preferencialmente esta planta em vez da sua colheita.

A calêndula é uma das ervas de floração amarela que deve ter no seu jardim, é resistente às zonas 2-11 mas dá-se melhor em climas mais quentes.

4. papoila da Califórnia ( Eschscholzia californica)

Hardy in: Zonas 5-10

As papoilas da Califórnia fazem exatamente o que o seu nome sugere: dão um toque de cor a qualquer lugar. Ainda assim, quando a maior parte das pessoas pensa em papoilas, vem-lhe à cabeça uma tonalidade vermelha brilhante, mas sabia que também existe uma variedade amarela deslumbrante?

As papoilas da Califórnia são a minha erva amarela preferida para ver todos os anos. As suas flores amarelo-alaranjadas dão-nos as boas-vindas à primavera e recordam-nos a felicidade, enchendo os nossos espaços exteriores de flores douradas!

É uma flor silvestre e, por isso, é muito fácil de cultivar. As sementes podem ser simplesmente semeadas no solo e germinarão naturalmente quando o tempo aquecer.

Algumas pessoas também utilizam esta flor como uma erva para relaxamento, digestão, dores ligeiras e até alergias.

Estas ervas com flores amarelas são resistentes das zonas 5-10, mas preferem a zona 8.

5. chagas (Tropaeolum sp.)

Hardy in: Zonas 9-11

As chagas são ervas bonitas, de flores amarelas e de baixa propagação, que se dão melhor junto aos pepinos e abóboras. Tal como a calêndula, também podem atuar como uma armadilha, atraindo pragas como os pulgões para elas e não para a sua colheita.

Estas ervas amarelas podem crescer nas condições mais pobres do solo e só precisam de ser regadas quando secam. As folhas também estão cheias de vitamina C e podem conter algumas propriedades antibióticas. Estas ervas dão-se melhor em pleno sol.

As capuchinhas são muito comuns em misturas de flores silvestres e são uma bela adição a qualquer espaço.

6) Dente-de-leão (Taraxacum officinale)

Hardy in: Zonas 3-10

O dente-de-leão tem sido chamado de praga e erva daninha há muito tempo, mas na verdade é uma das principais ervas de flores amarelas que você deve ter em seu jardim. Não só os "puffs" que produzem antes da floração são uma maneira divertida de pedir um desejo, mas as flores amarelas são algumas das mais bonitas.

O dente-de-leão tem sido utilizado para fazer medicamentos há milhares de anos e continua a ser uma erva com flores benéfica que podemos utilizar para muitos fins (mesmo que seja apenas para apreciar a sua beleza).

Uma óptima maneira de os utilizar é secar as folhas e raízes do dente-de-leão para fazer chá, que é rico em potássio e funciona como um diurético suave.

As folhas também são utilizadas em saladas devido ao seu sabor rico. No entanto, devo avisá-lo que as folhas podem ter um sabor bastante amargo se as comer cruas.

Costumo escaldar os meus em vinho de cozinha ou caldo de legumes antes de os comer, uma vez que os amolece e adoça o sabor.

Estas ervas auto-semeadoras espalham-se se forem plantadas no solo e são resistentes das zonas 3-10. Assim, pode cultivar dentes-de-leão em quase todo o lado!

Recomendado: Alface selvagem vs Dente-de-leão - Qual é a diferença entre o dente-de-leão e a alface selvagem

7) Estragão (Artemisia dracunculus)

Hardy in: Zonas 5-12

O estragão, cujas flores se assemelham a papoilas da Califórnia em miniatura, é uma erva de floração amarela que muitos de nós conhecemos bem. O estragão em si é utilizado como erva culinária e pela sua doce fragrância em todo o mundo, mas também é rico em muitas vitaminas e minerais, o que o torna também medicinal.

Veja também: 13 Melhores vacas de carne para iniciantes - Selecionando a raça certa para sua propriedade rural

É semelhante ao cravinho, na medida em que pode ser utilizado para adormecer dores de dentes e gengivas. É uma erva daninha, pelo que muitos optam por cultivar esta erva num vaso para evitar que atinja outras plantas. No entanto, isso também significa que é muito difícil de matar. Se tiver um "polegar castanho", esta erva é uma excelente escolha.

As flores do estragão são pequenas mas oferecem uma notável mancha de cor que se assemelha a pequenas estrelas espalhadas ao longo das folhas.

8) Alcachofra de Jerusalém (Helianthus tuberosus)

Hardy in: Zonas 3-8

A alcachofra de Jerusalém é parente dos girassóis e produz versões em miniatura dessas flores. Esta planta é um tubérculo, o que significa que o "fruto" que produz é uma raiz muito parecida com uma batata, exceto que a alcachofra de Jerusalém é mais rica em fibras!

Esta planta pode atingir entre 1 e 2 metros de altura e, se não cortar os rebentos, produzirá belas flores no final da primavera.

Os tubérculos são geralmente colhidos no outono. Os tupinambos são também um pouco tolerantes ao frio.

9) Goldenrod (Solidago sp.)

Hardy in: Zonas 4-9

As flores de Goldenrod, também conhecidas como solidago, estão cheias de benefícios e são uma bela adição ao seu jardim. Esta erva de floração amarela floresce durante o verão e o outono, ficando dormente no inverno. É um grande polinizador, pelo que atrairá facilmente borboletas e abelhas para o seu jardim.

As folhas e as flores podem ser utilizadas para fazer chá de goldenrod, um diurético suave que alivia a inflamação.

No entanto, esta planta pode espalhar-se como uma erva daninha, pelo que a utilização de vasos pode ser uma boa ideia. Também pode ficar muito alta, pelo que recomendo a sua utilização em torno dos limites do seu jardim como uma vedação natural.

10) Planta para a dor de dentes/Paracress (Acmella oleracea)

Hardy in: Zonas 9-11

Se já alguma vez mastigou pimentos de Sichuan, deve saber a que sabe esta erva de flor amarela. As folhas e flores desta planta podem ser mastigadas para criar formigueiro e aliviar a dor na boca e na garganta. Pode até bebê-las como chá. Esta erva é de crescimento baixo e adora sol pleno.

Ainda assim, na minha opinião, o melhor desta erva de floração amarela é o facto de as flores terem um aspeto único, o que pode acrescentar bastante variedade ao seu jardim. De todas as minhas ervas amarelas, todas as pessoas perguntam mais por estas.

11) Celandine grande (Chelidonium majus)

Hardy in: Zonas 5-8

A celidônia, também conhecida como erva-dos-olhos, erva-das-verrugas e erva-dos-trepadeiras, é outra erva de floração amarela que alguns já conhecem. É uma erva perene com uma raiz principal espessa e carnuda.

As flores são pequenas, mas destacam-se pelas suas pétalas amarelas maravilhosamente brilhantes.

A celidônia precisa de uma posição bem drenada. É resistente a muitos climas, desde o frio extremo e a neve até às zonas tropicais e subtropicais. No entanto, prefere estar protegida do sol mais quente do meio-dia durante os meses de verão.

Uma caraterística distintiva desta erva de floração amarela é a sua seiva de látex cor de laranja brilhante. Quando se colhem as flores ou as folhas, ou quando a erva se danifica, escorre esta seiva, que tem um cheiro invulgar e um sabor bastante mau.

12) Tansy (Tanecetum vulgare)

Hardy in: Zonas 3-8

O óleo desta planta tem sido usado para criar óleos tópicos nos últimos anos e, tradicionalmente, é usado para a micose, piolhos e como sedativo.

Também pode comprar tansy como um óleo de aromaterapia, uma vez que liberta um aroma calmante.

Estas ervas com flores amarelas são óptimas para quem vive em ambientes secos, porque a tansy é tolerante à seca e tolera sol parcial a pleno.

As pessoas também cultivam tansy à volta das entradas das suas casas ou jardins porque se diz que repele mosquitos, ratos e baratas. Por isso, é uma flor perfeita para um jardim infestado de pragas!

13. yacon (fruto doce) (Polymnia sonchifolia)

Hardy in: Zonas 5-8

O Yacon, também chamado de pera da terra, é outro membro da família dos girassóis. As flores parecem-se com os girassóis, mas são muito mais pequenas.

É uma erva de floração amarela que produz tubérculos ricos em fibras, que têm a mesma consistência que as maçãs. Estes tubérculos podem ajudar a digestão e são utilizados comercialmente para fazer xaropes e outros adoçantes de baixo índice glicémico.

Ganhou popularidade recentemente porque é um adoçante aceitável para a dieta Keto devido ao seu alto teor de fibras, baixo teor de açúcar, mas sabor doce.

Adoro este produto porque é uma alternativa vegan ao mel e é mais saudável do que o açúcar e o xarope de ácer. Normalmente, utilizo o meu para fazer a minha receita favorita de mostarda caseira com mel, mas pode utilizá-lo para qualquer coisa que exija um adoçante!

A planta yacon produz folhas grandes com pequenas flores amarelas. Embora esta planta possa crescer em climas mais frios, ela se dá melhor com pouca ou nenhuma geada.

14. erva de São João (Hypericum perforatum)

Hardy in: Zonas 5-9

A erva-de-são-joão é um arbusto herbáceo com flores fofas e em forma de estrela. Esta planta tem alguns benefícios incríveis - parte dos quais é a sua beleza.

Esta flor tem cinco pétalas amarelas brilhantes, ligeiramente cerosas, o que faz com que cada uma das centenas de flores do arbusto pareça uma pequena estrela no céu noturno. Acima de todas as outras flores, considero esta a mais edificante - o que faz sentido, tendo em conta os benefícios medicinais desta planta.

O hipericão é mais conhecido como um antidepressivo natural, mas é também um excelente tratamento tópico para queimaduras, inflamações e arranhões.

Apesar da sua floração solarenga, o hipericão precisa de sombra durante o dia, uma vez que as suas flores e folhas são susceptíveis de queimaduras solares. No entanto, é uma planta perene que pode resistir a quase tudo, por isso, depois de encontrar um bom local para ela, pode simplesmente sentar-se e apreciar as flores amarelas desta erva durante anos.

15) Mostarda selvagem (Sinapis arvensis)

Hardy in: Zonas 5-9

A mostarda selvagem, por vezes chamada de cicuta, é uma erva daninha comum, mas as suas pequenas flores amarelas adoráveis tornam-na uma planta atractiva para manter por perto. Pode crescer praticamente em qualquer lugar, o que é ótimo para os jardineiros com um polegar castanho.

É também um excelente complemento para saladas, batatas e tudo o que precise de um pouco de sabor. Qualquer prato a que se adicione mostarda engarrafada fica 10 vezes mais saboroso com esta maravilhosa erva.

16) Endro (Anethum graveolens)

Hardy in: Zonas 3-11

O endro é uma daquelas ervas de jardim que toda a gente devia ter. As suas flores refinadas e de aspeto um pouco fibroso não causam um grande impacto visual, mas é sem dúvida uma planta de flor amarela saborosa e aromática!

O endro também cresce em quase todos os climas, mas não sobrevive à geada. Por isso, traga o endro para dentro de casa durante o inverno se quiser flores perenes.

Se quiser utilizar uma erva na cozinha, o aneto é uma óptima escolha. É a minha erva favorita para colocar no meu puré de batata caseiro, para obter um sabor fresco, único e sazonal, diretamente da horta. No entanto, também é excelente em quase tudo o que é salgado, desde bifes a saladas e massas - e tudo o que está entre eles.

17) Funcho (Foeniculum vulgare)

Hardy in: Zonas 4-9

Todos os anos, no verão, o funcho dá origem a cachos de flores amarelas em forma de estrela, perfumadas e de cor amarela brilhante. Estes pequenos botões amarelos crescem em caules longos e finos, aparecendo como uma auréola à volta da planta.

Uma das minhas partes favoritas do cultivo do funcho é o facto de, normalmente, florescer precisamente quando as flores da primavera murcham, dando um pouco de alegria à partida da primavera.

É uma planta perene, mas geralmente morre alguns anos após a plantação. Além disso, não gosta do frio, pelo que terá de a trazer para dentro de casa durante o inverno se quiser que ela sobreviva até ao degelo do próximo ano.

Para além das suas flores oportunas, o funcho é uma erva de cozinha versátil que se adapta facilmente a pratos doces ou salgados. É também excelente para os problemas de estômago, razão pela qual é o complemento perfeito para pratos pesados ou sobremesas doces.

18. equinácea amarela (Echinacea paradoxa)

Hardy in: Zonas 3-9

A equinácea amarela, também designada por flor-de-cone amarela, é uma flor deslumbrante, semelhante a uma margarida, com pétalas douradas.

É uma bela ornamental e uma erva medicinal comum que muitas pessoas utilizam para reforçar o seu sistema imunitário. Pode encontrá-la em chás como este Traditional Medicinals Echinacea Plus Elderberry, que bebo sempre que estou constipado.

Para além do seu sabor calmante, é uma flor verdadeiramente deslumbrante. É uma planta perene que floresce no final do verão e é um tipo de planta que não dá muito trabalho e que é difícil de matar. Por isso, se não quer ter trabalho nenhum e colher todos os gloriosos benefícios dourados, a equinácea amarela pode ser a sua chávena de chá.

Perguntas frequentes (FAQ)

Agora que já conhece algumas das melhores ervas de floração amarela para cultivar no seu jardim, pensei que poderia ajudá-lo a saber as respostas a algumas perguntas que fiz a mim próprio enquanto escrevia isto e enquanto experimentava as minhas próprias práticas de cultivo de ervas.

O que faz de uma erva uma erva?

Uma erva é uma planta que as pessoas utilizam para fins alimentares ou medicinais, embora a definição específica dada pelos botânicos seja qualquer planta que morra após a floração. No entanto, poucas pessoas utilizam a definição botânica e preferem utilizar a definição comum, que permite que os arbustos perenes como o alecrim e a alfazema continuem a ser "ervas".

Consegue dizer qual a cor das flores de uma erva pelo seu nome?

É possível saber a cor das ervas de uma flor pelo nome científico, mas não pelo nome comum. Por exemplo, a equinácea tem muitas cores. Echinacea purpurea é roxo, enquanto echinacea paradoxa é a variedade amarela.

Conclusão

Se gosta de ervas úteis e de flores amarelas bonitas, este artigo sobre as melhores ervas amarelas de floração dá-lhe um ponto de partida. Também não há nada de errado em embelezar o seu jardim só por prazer!

Veja também: 13 ideias de paisagismo com pedra e palha

Se optar por plantar qualquer uma destas flores ou se quiser recomendar outra para a lista, diga-nos nos comentários abaixo! E convido-o vivamente a partilhar connosco fotografias das suas lindas ervas de flores amarelas.

Partilhe o amor!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.