Índice
Se notar que os seus brócolos estão a ficar roxos, não entre em pânico! Isto é comum durante o tempo mais frio, especialmente quando o solo é deficiente em nutrientes como fósforo ou azoto A cor púrpura é causada por uma libertação de antocianina Um pigmento que responde a condições de stress.
Embora possa não ser a mais agradável esteticamente, a coloração púrpura não é prejudicial para a planta e não afecta a saúde das cabeças dos brócolos. Há também coisas que pode fazer para evitar que os seus brócolos fiquem púrpura - vamos entrar em todos os detalhes abaixo.
Na verdade, existe uma variedade de brócolos chamada "brócolos roxos" que produz naturalmente folhas roxas e florzinhas individuais. É uma das minhas variedades favoritas para cultivar - há uma foto abaixo que mostra como este vegetal é lindo!
Os brócolos de germinação roxa são uma cultura de clima frio com os mesmos benefícios nutricionais que os brócolos normais. No entanto, também contêm níveis mais elevados de ácidos nucleicos, o que os torna uma excelente escolha para reforçar a saúde imunitária e melhorar a digestão.
Veja também: 7 livros essenciais para construir uma casa por conta própriaEmbora a visão da cor púrpura nas cabeças ou folhas dos brócolos possa ser alarmante, não é nada de preocupante. E quem sabe, com alguma criatividade na cozinha, poderá até apreciar a cor única e vibrante que os seus brócolos têm!

Porque é que os brócolos ficam roxos
Os brócolos são geralmente verdes, por isso, quando ficam roxos, isso pode indicar um problema a que deve estar atento. Vejamos algumas causas possíveis.
Veja também: 20+ Balanços de varanda brancos lindos para inspirar a sua decoração- As deficiências de nutrientes podem apresentar vários sintomas, como folhas descoloridas, crescimento atrofiado ou frutos, caules e folhas roxos. Por exemplo, fósforo pode causar crescimento lento e coloração arroxeada, enquanto azoto A carência desta substância provoca o amarelecimento das folhas. Potássio Se tiver problemas com os seus brócolos, considere fazer um teste ao solo para verificar se existem deficiências de nutrientes.
- Más condições do solo Se o solo for demasiado ácido, encharcado ou não tiver matéria orgânica, pode afetar a capacidade da planta para absorver nutrientes, levando a alterações de cor.
- Períodos prolongados de temperaturas frias Os brócolos são uma cultura de clima frio que cresce melhor a temperaturas entre os 55 e os 75 graus Fahrenheit. Se a temperatura descer demasiado, podem ficar roxos.
- Fertilização excessiva (queima de fertilizantes) pode causar desequilíbrios de nutrientes no solo e levar a folhas roxas.
- Doença incluindo doenças fúngicas.
- Inseto danos ou infestação.
- Não é suficiente luz solar Os brócolos devem ser plantados numa área com pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.
- Os seus brócolos podem ser um variedade roxa Neste caso, a coloração púrpura é natural.
O stress liberta antocianina, o pigmento que causa a coloração púrpura.
Pode comer-se brócolos roxos?
Sim, pode comer brócolos roxos. De facto, o pigmento roxo que lhe dá a cor roxa, a antocianina, é um antioxidante benéfico e inofensivo associado a vários benefícios para a saúde.
Antes de comer os brócolos roxos, inspeccione a planta para detetar eventuais doenças ou pragas. Lave também sempre bem os brócolos.
Continue a ler!