Índice
Continue a ler para saber mais sobre o processo de enlatamento de alimentos, como este afecta o conteúdo nutricional dos alimentos enlatados e quais os melhores alimentos para armazenar no seu abastecimento alimentar de emergência.
Faremos desta uma experiência informativa e saborosa!
Preparado?
Então vamos começar!
Quais são os melhores alimentos enlatados para a sobrevivência?
As sopas enlatadas mistas, feijões, carnes, frutas e legumes são todos excelentes itens de sobrevivência. Além disso, considere os seus hábitos alimentares diários. O que gosta de comer regularmente? Estes alimentos são normalmente os melhores alimentos enlatados para a sobrevivência. Desta forma, pode alternar as suas rações enlatadas e nunca se preocupar com a deterioração das latas.
(Os alimentos enlatados são normalmente bons por tempo indefinido se a lata não estiver danificada. No entanto, continuamos a rodar as nossas rações enlatadas para manter o nosso inventário fresco).
Há também uma tonelada de nuances de alimentos enlatados para contemplar ao construir seu suprimento.
Considere o seguinte.
Veja também: As galinhas podem comer alfafa? E os rebentos de alfafa e os cubos de alfafa?
Conservas comerciais vs. Conservas caseiras
Os alimentos enlatados numa fábrica são diferentes daqueles que enlatamos (ou podemos enlatar) em casa. Os alimentos enlatados numa fábrica são frequentemente preparados dentro de recipientes de metal, pelo menos na maioria dos casos, e não nos frascos de vidro que usamos em casa.
Pelo menos para mim, isso faz diferença - porque sei que o vidro é uma substância inerte que não acrescenta nada aos meus alimentos enlatados. As latas de metal, nem por isso. Para mim, faz mais sentido intuitivamente utilizar vidro para enlatamento.
Além disso, enlatar os seus alimentos em casa permite-lhe controlar a qualidade dos alimentos, porque, em muitos casos, conserva o que cultivou na sua horta, pelo que, naturalmente, tem a certeza de que não existem químicos nocivos nos seus alimentos - como pesticidas, herbicidas e fertilizantes.
Mas quando se compram alimentos enlatados, não há nada a fazer. Muitas vezes estão cheios de químicos sintéticos, conservantes e montes de sal e açúcar.
QUE NOJO!
(Não estamos a dizer que os alimentos enlatados são maus. Continuamos a consumi-los e a valorizar os nutrientes que fornecem. Em muitos casos, são óptimos. Dito isto, preferimos quase sempre ser nós a enlatar os nossos alimentos).

Nutrição e sobrevivência
Muito importante, enlatar os seus alimentos, quer os cultive na sua horta biológica, quer os compre na mercearia, permite-lhe controlar a temperatura a que os alimentos ficam durante o processo de enlatamento e o tempo que permanecem a essa temperatura.
Os alimentos frescos e crus devem (geralmente) ser aquecidos o menos possível e permanecer a essa temperatura o menor tempo possível. Estes controlos de temperatura garantem que todos os agentes patogénicos são eliminados.
O aquecimento dos alimentos durante mais tempo do que o necessário para matar os micróbios que devem ser destruídos por razões de segurança diminui desnecessariamente o conteúdo nutricional dos alimentos.
Por outras palavras - digo-o assim:
- Mais calor = menos valor nutricional
O calor degrada os nutrientes, as vitaminas, os minerais e os fitonutrientes (nutrientes das plantas).
Os alimentos crus estão no seu nível nutricional máximo e, por isso, são as melhores escolhas alimentares para a sobrevivência.
Se acrescentarmos o facto de que o corpo e o cérebro têm necessidades nutricionais diferentes durante as emergências do que durante os períodos de calma, é evidente que é melhor cozinhar menos.
Por isso, é importante refletir sobre o conteúdo de cada alimento de sobrevivência:
- Hidratos de carbono complexos
- Vitaminas e minerais
- Proteína biológica
- Gorduras saudáveis
- Calorias
Agora, devemos analisar algumas outras variáveis que afectam a qualidade nutricional dos alimentos enlatados que pode escolher armazenar para uma falha de energia, inundação, terramoto, furacão ou qualquer cenário de emergência em tempos incertos.

Latas com revestimento de plástico
Alguns fabricantes de alimentos enlatados utilizam latas revestidas de plástico durante a produção. O revestimento de plástico ajuda a garantir um prazo de validade impressionante. Alguns desses revestimentos de plástico contêm um químico perigoso chamado Bisfenol A (BPA).
De acordo com o Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS), "o bisfenol A pode ser lixiviado para os alimentos a partir dos revestimentos internos de resina epóxi protetora de alimentos enlatados e de produtos de consumo, tais como louça de policarbonato, recipientes de armazenamento de alimentos, garrafas de água e biberões".
Para sua informação, o BPA está ligado a vários problemas de saúde - incluindo cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, infertilidade e obesidade, só para começar.
Mais uma vez, menos é melhor. Ninguém quer mais químicos nocivos, a não ser que seja louco!
Por isso, certifique-se de que procura alimentos enlatados sem revestimentos que contenham químicos perigosos como o BPA.

A enlatadora Presto é perfeita para a produção de conservas de pressão em casa, graças à sua capacidade extragrande de 23 litros. Possui um manómetro de luxo que regista toda a gama de pressões de processamento, o que é especialmente importante em altitudes mais elevadas.
Esta máquina de conservas funciona em fogões de indução, a gás, eléctricos e de tampo liso. Eu utilizo a minha num fogão a gás e é brilhante! Posso utilizá-la com ou sem energia, o que é uma grande vantagem.
Pode utilizá-la como uma enlatadora de pressão e uma enlatadora de água a ferver para as suas geleias, pickles e outras conservas em banho-maria.
Leia mais na Amazon 07/21/2023 03:49 pm GMTConservantes
Quando os alimentos frescos são enlatados corretamente, não deve haver necessidade de mais esforços de conservação.
No entanto, muitos produtos alimentares enlatados contêm conservantes, corantes, intensificadores de sabor artificiais e outros químicos que não quer e não deve ter nos seus alimentos.
Por isso, leia as listas de ingredientes antes de comprar. Evite alimentos com ingredientes rotulados como:
- Ácido lático
- Nitratos & nitritos
- Ácido sórbico & sorbato de sódio
- Dióxido de enxofre & outros sulfitos
- Ácido benzoico & benzoato de sódio
A boa notícia é que existem muitos fabricantes de alimentos enlatados responsáveis, que se preocupam o suficiente para evitar a utilização destes e de outros produtos químicos de conservação. Por isso, procure os seus produtos.
O enlatamento é a única forma de conservação de que os alimentos devem necessitar. Com um enlatamento adequado, não deve haver necessidade de conservantes químicos. É esse o objetivo!
Ler mais!
Veja também: Criação de minhocas e compostagem num balde de 5 galões- Como se preparar para a escassez de alimentos em 2023 - Conselhos práticos!
- Melhores alimentos para estocar para emergências em 2023 + lista de verificação gratuita!
- Liofilizador vs. Desidratador - Qual é o melhor para a conservação de alimentos?
- As melhores plantas para cultivar no seu jardim de sobrevivência, Parte 1: O básico!
Produtos orgânicos
Ninguém gosta de ingredientes artificiais. Consumir alimentos e bebidas biológicos é vital para mim. Os herbicidas não selectivos como o glifosato, proibidos em muitos países, estão associados a efeitos adversos para a saúde humana, incluindo o cancro.
Não, obrigado!
Recomendo que você mesmo faça conservas de plantas e carnes orgânicas e, se ainda não estiver nessa posição, compre alimentos orgânicos para conservar. Para mim, é uma questão óbvia que muito mais pessoas deveriam levar mais a sério do que o fazem atualmente.
Vamos também falar de alguns dos melhores e mais saudáveis alimentos para a sua reserva de sobrevivência de emergência.
DELICIOSO!
Os melhores alimentos enlatados para a sua reserva de emergência
Os "melhores" alimentos enlatados de fábrica para a sua reserva de emergência, na minha opinião, são aqueles que o ajudarão a manter a imunidade, a pensar com mais clareza, a manter a energia e a preservar a sua massa muscular.
E, muito menos importante, devem ser o que "sabe bem", na sua opinião.
Em situações de sobrevivência, não podemos estar demasiado preocupados em apreciar o requinte culinário do que comemos, mas sim em consumir o que nos mantém vivos para sobreviver mais um dia.
Lembre-se, o objetivo é sair de uma situação de sobrevivência para prosperar - e não permanecer para sempre em modo de sobrevivência.
Por isso, os comedores exigentes não são os parceiros ideais em cenários de sobrevivência.
Assim, com base nas estipulações acima, apresento a minha lista das melhores conservas para a sobrevivência.
Aqui vamos nós!
Atum & Outras conservas de marisco

O marisco contém uma grande quantidade de gorduras saudáveis, como os ácidos gordos ómega 3, proteínas, vitaminas como a B6 (piridoxina) e a B12 (cobalamina), e minerais como o potássio, o selénio e o zinco.
Não como marisco geneticamente modificado (OGM), nem qualquer outro alimento, pelo menos se puder escolher. Procuro sempre marisco natural, não criado em explorações piscícolas.
Considere opções como a pesca selvagem:
- Caranguejo
- Amêijoas
- Lagosta
- Mexilhões
- Ostras
- Salmão
- Sardinhas
- Camarão
Todos estes tipos de marisco estão disponíveis em conserva. E se visitar um mercado oriental, pode facilmente encontrar ainda mais opções saudáveis e saborosas!
Produtos de carne enlatados para a sobrevivência

A carne fresca enlatada é uma boa fonte de proteínas, pois preserva a massa muscular e fornece toneladas de energia. E, mais importante, oferece à maioria de nós uma sólida sensação de saciedade, o que pode ser muito reconfortante durante uma situação de sobrevivência na vida real.
O bacon enlatado comercialmente, a carne assada, o peito de frango em pedaços, o fiambre, o peru e até o SPAM são excelentes adições à sua reserva de alimentos de emergência.
Batatas, batatas-doces e inhames

Mas não há nada como a delícia doce do inhame e da batata-doce! A WebMD informa que a batata-doce é uma excelente fonte de fibras e está repleta de nutrientes como..:
- Vitamina C
- Cálcio
- Ferro
- Magnésio
- Fósforo
- Potássio
- Zinco
Em ensaios clínicos, o teor de nutrientes da batata-doce e do inhame são alimentos saudáveis associados a benefícios que aumentam a vitalidade no que diz respeito ao cancro, à obesidade, às doenças cardiovasculares e à degeneração macular, para citar alguns.
Sumos enlatados

Quando o sumo fresco espremido é preservado por enlatamento no pico da maturação, é uma fonte de nutrição excelente e facilmente assimilável. Os sumos de maçã, beterraba, cenoura, morango, cereja, arando, toranja, limão, lima, laranja, ananás, romã, ameixa seca e tomate são óptimos complementos para a sua reserva de alimentos de emergência.
Frutas em conserva

As frutas não são apenas para beber! Pode encontrar citrinos inteiros e outras variedades de frutas disponíveis em latas. Certifique-se apenas de que procura frutas orgânicas e sem OGM em latas sem BPA. (E tente encontrar algumas com menos açúcar. As frutas enlatadas tendem a ter muito xarope e açúcar. Podem ter um sabor divinal - mas não são as melhores para si).
Sopas enlatadas

Algumas sopas enlatadas estão prontas a consumir a partir da lata - e outras são condensadas e necessitam de água. Pode utilizar água purificada ou mesmo água misturada com leite em pó para preparar várias sopas enlatadas. Mais uma vez, procure opções com ingredientes naturais e orgânicos, sem conservantes ou outros aditivos desnecessários. Toda a gente adora sopa de massa de galinha!
Feijões enlatados

Existem muitos feijões ricos em fibras, ricos em proteínas essenciais, com baixo ou nenhum teor de gordura e cheios de nutrientes que deve considerar adicionar à sua reserva de alimentos de emergência, incluindo
- Feijão cozido
- Feijão preto
- Feijão-frade
- Grão-de-bico enlatado (feijão garbanzo)
- Feijões Cannellini
- Feijão branco
- Feijão verde
- Feijão vermelho
- Feijão-de-lima
- Feijões marinhos
- Feijão Pinto
E não se esqueça do feijão adzuki, do feijão fava, do feijão mungo e da soja jovem chamada edamame. Todos eles são excelentes fontes de proteínas e fibras. E são saudáveis, versáteis, práticos e deliciosos!
(Adoramo-los a todos!)
Tomates

O tomate é um dos vegetais enlatados mais versáteis do mundo, sendo o ingrediente principal de molhos de tomate, salsa, pastas, sopas e misturas de vegetais. É sempre aconselhável manter pelo menos algumas latas de tomate orgânico e não transgénico no seu kit de emergência.
Dicas inteligentes para armazenar alimentos enlatados
Independentemente do tipo de alimento, o melhor local para armazenar corretamente as suas provisões alimentares de emergência será:
- Seco
- Fixe
- Escuro
Utilize sempre primeiro os alimentos enlatados de acordo com as datas de validade mais próximas. O termo comum para esta técnica é FIFO (First In, First Out). Faz sentido, certo?
Os nossos alimentos enlatados favoritos para a sobrevivência - Principais escolhas
Temos andado a pesquisar os nossos alimentos enlatados favoritos para a sobrevivência. Recomendamos que procure no seu BJs local, Costo e mercado de mercearia para obter as melhores ofertas possíveis. Também procurámos na Amazon as melhores ofertas em alimentos enlatados. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.
- Matiz Seafood Variety Pack Sampler
- Feijões vermelhos escuros da Happy Belly
- Cocktail de fruta sem adição de açúcar
- SPAM
- Sopa de carne de vaca assada com legumes do campo
- Legumes mistos Happy Belly
- Galinha e bolinhos de massa feitos com carne de galinha branca e escura

Aqui está o melhor pacote de frutos do mar para iniciar seu suprimento de alimentos enlatados. Ele contém um tesouro de frutos do mar saudáveis, capturados na natureza e livres de OGM, como sardinhas, atum, cavala, mexilhões, polvo e berbigão. Adoramos o Matiz porque os frutos do mar são 100% capturados naturalmente no Oceano Atlântico Oriental, perto da Espanha. Tente petiscar em cima de um biscoito, em uma salada fresca do jardim ou para uma sobrevivência de emergêncialanche.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
O feijão vermelho escuro é perfeito para a sobrevivência. Cada porção desta lata contém uns incríveis sete gramas de fibra e sete gramas de proteína. Ainda mais impressionante é que cada lata de feijão contém três porções! (21 gramas de fibra e 21 gramas de proteína no total.) O custo também é tremendamente baixo - e acreditamos que é uma das fontes mais baratas de fibra e proteína para armazenamento a longo prazo.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
Aqui está um delicioso cocktail de fruta da Del Monte sem adição de açúcar extra. As frutas incluem ananás, cerejas, uvas, pêras e pêssegos. Estes são os melhores alimentos enlatados numa emergência ou durante as noites de trabalho atarefadas, porque são saborosos, fáceis de comer e fornecem toneladas de energia. A fruta é também natural e não OGM.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
Se tiver uma frigideira e uma fogueira, tem o pequeno-almoço. Adicione alguns ovos estrelados à mistura para obter uma refeição cheia de energia e proteínas. Também adoramos o facto de as latas de spam terem a famosa aba de puxar - para que possa abri-las numa emergência sem um abre-latas. Estas latas também têm baixo teor de sódio.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
Estas sopas de carne de vaca e de carne assada com legumes do campo da Progresso são algumas das nossas favoritas. A Progresso também tem uma tonelada de outros sabores saborosos - como carne de vaca com legumes de cevada, tarte de galinha saudável, frango cremoso com brócolos, salsicha italiana com batata - e muito mais.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
As misturas de legumes podem ajudar a melhorar qualquer refeição durante uma emergência. E estes são alguns dos legumes enlatados mais fiáveis e acessíveis que encontrámos. Cada recipiente é embalado com cenouras, milho, feijão verde, feijão-de-lima e ervilhas variadas. As críticas são, na sua maioria, excelentes - o que é um pouco surpreendente, tendo em conta o baixo custo.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMT
Aqui está um dos alimentos enlatados mais saborosos da nossa lista: os bolinhos de frango Swanson! As latas contêm spaetzle, caldo de galinha e frango de carne branca e escura. E não precisa de água extra para preparar - só precisa de a colocar no fogão e aquecer. Também adoramos que cada lata tenha 13 gramas de proteína - e a carne de frango não tem antibióticos.
Obter mais informações 07/21/2023 03:35 pm GMTConsiderações finais sobre os melhores alimentos enlatados para a sobrevivência
As opções comerciais de alimentos enlatados para sobrevivência não são as minhas primeiras escolhas. No entanto, são alimentos práticos e baratos, geralmente seguros e versáteis. Além disso, têm uma vida útil extremamente longa.
Por isso, as latas de comida devem fazer parte das suas provisões de emergência.
No entanto, de acordo com a minha experiência, vários outros alimentos saudáveis e energéticos são igualmente ou mais valiosos durante uma futura emergência, incluindo os seguintes.
- Alimentos embalados como arroz integral & massas
- Leite pasteurizado não perecível
- Leite de coco enlatado & azeite
- Corned beef hash & guisado de carne de vaca
- Alimentos secos ao ar & alimentos liofilizados
- Frio e húmido; cereais de pequeno-almoço quentes
- Leite em pó & ovos
- Ervas secas & especiarias
- Vegetais de raiz
- Chocolate preto
- Molhos para massas
- Manteiga de amendoim
- Frutos secos & sementes
- Alimentos congelados
- Barras de proteínas
- Feijão seco
- Barras de fruta
- Mistura para trilhos
- Queijo
- Mel
Por isso, não guarde apenas alimentos enlatados para a sobrevivência, guarde também outros artigos de despensa (e rode o seu stock o melhor que puder!).
E, claro, é aconselhável incluir alimentos reconfortantes, como bolachas e doces, no seu kit de emergência - porque toda a gente precisa de um pouco de conforto de vez em quando, especialmente durante uma inundação, um incêndio ou mesmo um apocalipse zombie!
E o sal, a pimenta e outros condimentos ajudam a tornar os outros alimentos de emergência mais saborosos. É claro que todos os alimentos enlatados da sua lista de alimentos de emergência devem ser considerados em termos de tamanho e peso, mas os condimentos são sempre bem-vindos.
Não se esqueça também de utensílios para comer, chávenas e copos, velas e aquecedores de velas, sacos do lixo, um par de abre-latas (para o caso de um se estragar) e, criticamente, uma chapa quente, um grelhador a carvão ou qualquer outra coisa para cozinhar.
Além disso, uma reserva de água purificada é essencial para uma sobrevivência feliz. Eu gosto de purificar a minha água com uma unidade de osmose inversa (RO). Depois guardo-a em frascos de vidro bem fechados ou noutros recipientes de vidro. Lembre-se de que um galão de água se gasta rapidamente, por isso guarde muitos - e evite água engarrafada, se possível!
É evidente que um bom stock de café e dos seus chás favoritos também é crucial para suportar um cenário de sobrevivência com pelo menos algum grau de conforto. Mantenha sempre alguns deles no seu stock de alimentos de sobrevivência.
Uma garrafa de vodka, gin, uísque ou outra bebida forte de alta qualidade vale mais do que ouro para qualquer reserva de sobrevivência. Podem pensar que estou a brincar, mas vão pensar em mim mais tarde!
Mais uma vez, obrigado pela leitura.
E tenham um ótimo dia!