Criação de faisões vs galinhas para obter lucro na sua herdade

William Mason 12-10-2023
William Mason

A obtenção de lucros na herdade faz parte do processo de se tornar autossuficiente, e todos nós devemos procurar formas de fazer com que a nossa herdade trabalhe para nós. Se está a considerar criar faisões ou galinhas para obter lucros, este guia ajudá-lo-á a escolher.

As galinhas são geralmente mais rentáveis do que os faisões, uma vez que a sua procura é maior. No entanto, os faisões podem dar mais lucro se vender ovos férteis ou carne ou se os libertar para os caçadores. Os faisões precisam geralmente de mais espaço e nunca serão tão dóceis como as galinhas.

Ao decidir entre faisões e galinhas, é necessário ter em conta vários aspectos das características de cada ave, a sua aptidão e a existência de um mercado para o seu produto final.

Faisões vs Galinhas: Uma visão geral

Antes de entrarmos em pormenores, eis um resumo rápido das diferenças mais significativas entre faisões e galinhas quando se considera a criação de aves de capoeira com fins lucrativos:

Características Faisão Galinha
Carne Tem um sabor distinto e é mais magro e mais duro do que o frango Os frangos de carne oferecem uma carne excelente; as galinhas poedeiras produzem uma carne ligeiramente mais dura
Ovos Só produz ovos durante a época de reprodução, o sabor é mais gamificado As poedeiras produzem 5 ovos por semana; os frangos de carne produzem 3
Resistência Só resistem nas zonas onde são nativas, os bebés são mais resistentes do que as galinhas Resistente na maior parte das zonas e climas, embora a taxa de mortalidade das crias seja superior à dos faisões
Invólucro Podem tentar fugir; precisam de mais espaço do que as galinhas Dóceis e fáceis de alojar; raramente tentam fugir
Procura de ovos e carne Baixo a moderado Consistentemente elevado
Tamanho médio 2,7 lbs 6 a 7 lbs
Comparação entre galinhas e faisões para fins lucrativos

Faisões vs. Galinhas

Os ovos das galinhas vendem-se bem, são aves que requerem pouca manutenção e dão uma óptima carne.

No entanto, outra ave maravilhosa, o faisão, parece ser ignorada com bastante frequência, e também pode fazer todas estas coisas.

No entanto, estas aves têm algumas diferenças significativas. Por exemplo, as galinhas foram domesticadas durante séculos. Por outro lado, os faisões ainda são essencialmente considerados aves selvagens ou aves de caça.

Vamos analisar em pormenor as diferenças entre estas aves e discutir a rentabilidade de cada uma delas em termos de carne e ovos.

Ovos de galinha vs ovos de faisão

Se quiser criar galinhas ou faisões com fins lucrativos, é provável que queira saber como é que a sua produção de ovos se comporta.

Os ovos de galinha e de faisão têm um aspeto muito semelhante, mas existem algumas diferenças físicas claras entre eles. Em primeiro lugar, os ovos de faisão têm um topo mais pontiagudo, enquanto os ovos de galinha são muito lisos e redondos.

No entanto, a diferença mais significativa é a relação entre gemas e brancos.

Mas agora estou a adiantar-me - vejamos uma comparação direta entre estes dois tipos de ovos:

Ovos de galinha

Os ovos de galinha têm um sabor suave, uma casca fina e mais clara do que os ovos de faisão.

Dependendo da sua criação, uma galinha pode ser uma melhor poedeira de ovos ou ter uma carne superior. Por outro lado, algumas raças foram especialmente seleccionadas porque são adequadas para a carne e são boas poedeiras.

Se o objetivo da criação de aves na herdade é a produção de ovos para fins lucrativos, então as galinhas criadas para esse fim são provavelmente a melhor escolha, uma vez que porão ovos com mais frequência do que as galinhas de carne.

Os ovos de galinha são desejáveis porque têm muitas claras e um sabor suave e macio. Também são fáceis de partir, o que é muito conveniente para cozinhar.

As galinhas criadas para pôr ovos produzem, normalmente, cinco ovos por semana, enquanto as galinhas de carne produzem apenas cerca de três ovos por semana.

Assim, a diferença não é enorme, mas é significativa se quiser ter um fornecimento constante de ovos para vender.

Se estiver a vender ovos, é sempre melhor certificar-se de que está a obter lucro, calculando os custos de alimentação e cuidados a ter ao definir o seu preço.

No entanto, uma vez que vai vender ovos frescos de galinhas criadas ao ar livre, pode ganhar pelo menos 5 a 8 dólares por dúzia. Estes rendimentos cobrem normalmente o custo de alimentação mensal de cada galinha, com um par de dólares de lucro.

Ovos de faisão

Os ovos de faisão são mais cinzentos ou azuis do que os ovos de galinha e têm menos claras. As cascas podem também ser bastante difíceis de partir.

Os faisões, por outro lado, são apenas faisões. Embora a sua carne e ovos sejam óptimos para comer, os humanos não costumam criá-los para esse fim.

Uma galinha criada para pôr ovos ultrapassa um faisão sem qualquer problema.

Os ovos de faisão são ligeiramente maiores do que os ovos de galinha, mas não são tão ricos. A maior parte do ovo de faisão é a gema, e encontrará muito pouca clara dentro da casca dura destes ovos.

O sabor é ligeiramente mais gamado do que o do ovo de galinha e é normalmente um gosto adquirido para as pessoas que estão habituadas ao frango. É também mais cremoso graças à grande proporção de gema.

Os faisões geralmente só põem ovos durante a época de reprodução, entre a primavera e o verão. No total, produzem entre 40 e 60 ovos por ano, pelo que não são os melhores animais para criar se quiser iniciar um negócio de venda de ovos.

No entanto, estes ovos saem rapidamente durante a estação e pode esperar um ovo quase todos os dias de uma fêmea de faisão.

Normalmente, é possível cobrar entre 3 e 5 dólares por um ovo de faisão fértil ou cerca de 7 a 15 dólares por dúzia se as vender como alimento.

Se quiser saber mais sobre a incubação de ovos de faisão em grande escala, talvez ache este vídeo tão interessante como eu:

Carne de frango vs carne de faisão e sabor

Para além dos lucros fáceis da venda de ovos, a criação de aves de capoeira para carne pode proporcionar-lhe uma segunda fonte de rendimento por cada ave que possui.

Tanto as galinhas como os faisões produzem uma óptima carne, mas têm sabores, níveis de gordura e preços diferentes.

Vamos então conhecer as diferenças entre a carne de faisão e a carne de frango!

Carne de frango

As galinhas são mais pesadas e mais largas do que os faisões, o que significa mais carne por ave.

As galinhas criadas para a produção de carne produzem grandes quantidades de carne, que é suculenta e deliciosa, mas não conseguem pôr ovos tão rapidamente como as poedeiras criadas à medida.

Estes frangos, chamados frangos de carne, têm corpos maiores do que os das galinhas poedeiras. A sua carne é normalmente muito macia e tenra. É também suave, o que é parte da razão pela qual o frango vem quase sempre muito temperado quando se cozinha a partir de uma receita - combina bem com quase tudo!

A carne de frango criado ao ar livre é muito procurada e, embora o preço por quilo não seja tão elevado como o do faisão, vendendo-se em média a $6 por lb É muito fácil lucrar com a venda de carne de frango se também se venderem ovos.

Ganhe um rendimento extra com a produção rentável de frangos de carne

Aqui está um curso de criação de galinhas por Karlin Gunduza O curso ensina como transformar os seus frangos de carne num negócio paralelo próspero. Descobrirá os conceitos básicos de alojamento e criação de frangos de carne, saúde do bando, gestão financeira e outras dicas essenciais. O curso está aberto para inscrições!

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Carne de faisão

A carne de faisão tem um atrativo "exótico" para muitas pessoas, mas a carne de frango é quase sempre a mais vendida. É geralmente mais pequena, mais estreita e menos gordurosa do que a carne de frango.

Um frango de carne terá sempre uma carne mais suculenta do que um faisão.

A carne de faisão é frequentemente comparada ao sabor do peru e é muito menos suave do que a do frango.

O sabor da carne pode, no entanto, ser influenciado pelo que os faisões comem. Por esta razão, o faisão criado em explorações agrícolas tem um sabor mais próximo do frango do que os faisões selvagens.

Veja também: O que é o mapa de zonas de resistência das plantas do USDA?

A carne de faisão é magra em comparação com a de frango e é, por conseguinte, uma escolha de carne mais saudável.

Normalmente, ao ar livre a carne de faisão é vendida por cerca de 13 dólares o quilo Assim, pode esperar ganhar entre 26 e 39 dólares com cada ave, o que coloca os seus lucros em 8 a 21 dólares por ave.

Criação de faisões vs galinhas

Os faisões são deslumbrantes, mas são um pouco mais necessitados do que as galinhas na maioria dos casos.

Resistência

A menos que os faisões sejam endémicos na sua região, podem ser mais susceptíveis a doenças e a alterações climáticas do que as galinhas domésticas.

No entanto, se o faisão for originário da sua região, poderá descobrir que é mais resistente às condições ambientais e às doenças locais do que as galinhas domésticas.

Recintos e espaço

As galinhas são geralmente mais fáceis de alojar e são menos susceptíveis de escapar do seu compartimento, enquanto os faisões são mais susceptíveis de tentar escapar.

Os faisões necessitam de um compartimento maior, uma vez que estão mais habituados a procurar alimentos do que a recebê-los e são, por conseguinte, aves geralmente mais activas do que as galinhas.

Quando não se dá espaço suficiente aos faisões, eles podem lutar e - infelizmente - recorrer ao canibalismo. Por isso, um galinheiro grande é fundamental para a criação destas aves.

Criação de bebés

Quando criam os bebés, os faisões são mais robustos do que as galinhas, o que faz com que a taxa de mortalidade seja inferior à das galinhas.

Tal como os seus homólogos adultos, os faisões bebés são muito mais activos do que os pintos das galinhas. São também muito mais pequenos, pelo que poderá ter de reforçar os seus recintos antes de os soltar. Fugirão para onde puderem.

Tamanho do faisão vs. tamanho da galinha

Os faisões são mais magros do que as galinhas. Os faisões pesam em média 2,7 libras, têm 27 polegadas de altura e uma envergadura de cerca de 10 polegadas. Por outro lado, as galinhas pesam geralmente cerca de 6 a 7 libras, têm cerca de 27 polegadas de altura e uma envergadura de pouco mais de 17 polegadas.

Embora uma galinha média tenha a mesma altura que um faisão, as galinhas são muito mais redondas do que os faisões e têm corpos mais gordos e carnudos, graças a muitos séculos de domesticação e reprodução selectiva.

Conheça o seu mercado Para produtos de faisão e frango

Sempre que se pretende empreender uma atividade em que se espera obter um rendimento, é necessário saber se existe um mercado para o que se produz.

Veja também: Revisão do Curso Avançado da Herbal Academy

Existe uma maior procura de carne de frango e de ovos, uma vez que são produtos amplamente conhecidos e aceites. Pode livrar-se rapidamente da carne de frango e dos ovos vendendo-os em mercados de agricultores, aos seus vizinhos ou à sua cooperativa local, para citar alguns.

No entanto, se estiver a criar faisões, poderá ter de educar as pessoas à sua volta - muitas pessoas não estarão familiarizadas com o consumo de carne ou ovos de faisão.

Não se pode esperar que os produtos de faisão se vendam tão rapidamente como os ovos e a carne de galinha, a menos que se encontre o comprador certo.

Comercialização dos ovos e da carne de faisão

O faisão tem uma história rica como ave de caça, e os pubs antigos, os restaurantes de luxo e os caçadores estão dispostos a pagar por uma amostra dessa nostalgia do faisão.

Embora os faisões possam não ser tão populares como as galinhas quando se pensa em vender ovos e carne, há algumas circunstâncias em que se pode ganhar uma boa quantia de dinheiro com as suas aves.

Saberá apenas a quem vender os seus faisões e como obter lucros.

Venda de carne de faisão a Restaurantes e turismo

Os restaurantes gostam frequentemente de ter faisão na sua ementa como iguaria, por isso, se estiver num local onde tenha acesso a vários restaurantes, pode haver um mercado para si nesse local.

Do mesmo modo, se viver numa zona turística, pode descobrir que as pessoas que vêm de fora gostam mais de faisão ou querem experimentar algo novo durante as suas férias, o que pode constituir um outro mercado potencial.

Venda de faisões para Caça

Se tiver uma comunidade onde a caça é popular, pode criar faisões para libertar na sua propriedade para caçar e cobrar aos caçadores pelo acesso.

Poderá ser necessária uma autorização da Câmara Municipal, a menos que as aves sejam nativas da sua área. Algumas agências locais de proteção da vida selvagem podem não permitir que uma espécie não indígena seja libertada na natureza.

Para manter os padrões éticos de caça, terá também de criar as aves com o mínimo de interação humana. Evitar a interação com os faisões pode ser difícil e pode também resultar em mais tentativas de fuga.

De acordo com um estudo da comissão de caça da Pensilvânia, o custo de criar um faisão até à idade adulta é de 18,93 dólares. Em média, os caçadores pagam entre 45 e 75 dólares para levar para casa um faisão fêmea colhido numa propriedade privada.

Portanto, ao permitir que os caçadores venham caçar os vossos faisões, pode obter pelo menos 26 dólares de lucro por ave.

Faisões ou galinhas - Qual é que vai criar?

Se está a iniciar o seu primeiro projeto gerador de rendimentos na herdade, eu recomendaria as galinhas, uma vez que são mais fáceis de criar e é mais fácil vender ovos, carne e pintos de galinha.

Por outro lado, se os faisões forem populares na sua região, ou se já tiver outra atividade geradora de rendimentos, então, por favor, experimente criar faisões!

A melhor coisa dos faisões e das galinhas é que, mesmo que não consiga obter um rendimento substancial, terá, no mínimo, comida para a sua família, o que, por si só, é uma poupança para si!

Mais leituras sobre a criação de galinhas e aves de criação:

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.