Como colher a erva-cidreira

William Mason 12-10-2023
William Mason

O capim-limão não é apenas uma bela planta ornamental, mas também faz milagres na cozinha, proporcionando um delicado sabor a limão quando adicionado a sopas, chás e outros pratos.

Veja também: Como manter uma fogueira acesa toda a noite

A erva-cidreira cria uma planta alta e ondulante com lâminas longas que se assemelham a folhas de relva que balançam ao vento. É uma planta fácil de cuidar que aumentará a atração da sua casa e o sabor das suas refeições.

Utilize as nossas dicas para cultivar as suas próprias plantas de erva-cidreira e para aprender a colhê-la!

O que é a erva-limão?

O capim-limão tem um aroma caraterístico a limão e é popular em muitas receitas tailandesas, indonésias, do Sri Lanka e indianas.

A erva-cidreira é uma planta conhecida pelas suas aroma caraterístico de limão Faz parte da família das gramíneas e é cultivada como erva culinária.

O capim-limão é comum em muitos climas tropicais e é popular nas cozinhas da Tailândia, Indonésia, Sri Lanka e Índia.

O nome latino do capim-limão é Cymbopogon citratus. Existem muitas outras espécies úteis de Cymbopogon, incluindo:

  • Erva-cidreira da Índia Oriental também conhecida como erva de Malabar ou de Cochim ( Cymbopogon flexousus Esta planta é muito semelhante ao capim-limão comum, exceto que cresce mais alto, tende a ser mais vigorosa e tem uma coloração vermelha na base dos seus caules.
  • Palmarosa ( Cymbopogon martinii motia É uma planta perene que também se aglomera, mas com folhas mais finas, que floresce várias vezes por ano com flores que emitem uma bela fragrância de rosas, de onde provém o óleo essencial de palmarosa.
  • Erva-cidreira ( Cymbopogon nardus É uma erva de crescimento extremamente vigoroso, com caules vermelhos, de onde provém o óleo de citronela, conhecido pelas suas propriedades repelentes de insectos. A erva citronela dá uma óptima chávena de chá!

Qual é o sabor da erva-cidreira?

O capim-limão tem um sabor caraterístico a limão, e há uma razão fascinante para isso!

De facto, contém o mesmo óleo essencial que os limões, daí a semelhança no sabor.

A erva-cidreira também dá um toque um toque de gengibre O capim-limão seco tem um sabor mais amadeirado do que a versão fresca.

Para que serve a erva-cidreira?

Existem muitos benefícios para a saúde A erva-limão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e pode ajudar a aliviar as dores musculares. erva culinária , com muitas utilizações diferentes.

O capim-limão também pode ser utilizado para fazer óleo essencial Utilizado em aromaterapia e cosmética, é também um potente repelente de insectos especialmente quando combinado com citronela.

A erva-limão é um ótimo planta companheira nos grémios de árvores de fruto e como barreira para manter ervas daninhas de invadir o seu jardim.

É útil como barreira contra serpentes Plante uma camada espessa se quiser utilizá-la desta forma.

As plantas de erva-cidreira desenvolvem um sistema radicular espesso e semelhante a um tapete, o que a torna excelente para controlo da erosão Atualmente, utilizo a erva de Vetiver para este fim, mas a erva-limão seria uma substituição útil.

Por fim, as folhas de erva-cidreira são uma óptima cobertura vegetal Utilize-o para cortar e largar em permacultura, ou simplesmente corte as folhas onde quiser a cobertura vegetal.

Como utilizar a erva-cidreira

A erva-cidreira dá um belo chá de ervas!

O capim-limão pode ser utilizado fresco ou seco .

A variedade fresca é preferida para cozinhar, pois o sabor é mais complexo e intenso. As folhas podem ser usadas como aromatizante de limão em chás de ervas.

Quando se cozinha com erva-limão, a parte inferior bulbosa do caule é a secção mais tenra e saborosa. A parte superior lenhosa é normalmente cortada e descartada.

A maioria das receitas pede que o capim-limão seja utilizado como um talo inteiro, se for esse o caso, esmagar previamente com cuidado O talo é depois retirado do prato quando estiver cozinhado.

Se a receita pedir que o capim-limão seja picado ou cortado em fatias finas, este não será retirado do prato antes de ser servido. Nesta situação, é vital evitar incluir quaisquer partes lenhosas do caule.

Como cultivar erva-cidreira

A erva-cidreira adora clima quente, sol pleno e água. É bastante resistente à seca, mas cresce melhor com bastante água.

O cultivo de uma planta tropical como o capim-limão pode ser complicado, mas vale bem a pena o esforço!

A erva-cidreira fresca é muito superior à versão seca que se encontra nas mercearias, e pode secar o excesso para usar como chá e durante o inverno, quando a planta estará dormente.

Erva-cidreira para plantação Erva-cidreira fresca tailandesa - 8 talos $13.40 ($1.68 / Contagem)

Estes caules frescos de erva-cidreira podem ser utilizados para propagar as suas próprias plantas. Coloque-os num copo de água num local bem iluminado dentro de casa até que desenvolvam raízes. Assim que o fizerem, coloque-os num vaso com terra de boa qualidade para o seu jardim e regue-os regularmente até que se estabeleçam.

Uma vez plantadas, aplique uma boa cobertura morta e elas serão uma planta de baixa manutenção que desfrutará durante anos.

Obter na Amazon Podemos ganhar uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 20/07/2023 10:00 am GMT

Onde cultivar erva-cidreira

O capim-limão é um planta tropical e precisa de ser plantada num local que receba sol pleno.

Qualquer local que receba menos de 6 horas de luz solar direta por dia fará com que a planta produza muito poucas lâminas e tornará a planta fraca e suscetível à infestação de pragas.

O capim-limão também precisa de calor e humidade para prosperar. Se o seu clima puder proporcionar a esta planta um ambiente que imite os trópicos, o capim-limão crescerá lindamente para si.

Se não estiver num clima quente, tente cultivá-la dentro de casa num local quente e ensolarado, numa estufa ou numa marquise.

O melhor solo para o capim-limão

Solo rico, argiloso e ligeiramente arenoso como a que se encontra naturalmente num ambiente tropical é a condição de solo preferida do capim-limão.

Comece com o solo que tem e incorpore composto, estrume animal bem apodrecido, bolor de folhas e um pouco de areia para satisfazer as necessidades do solo. É necessário um solo fértil e bem drenado - esta planta não tolera condições de solo encharcado ou compactado.

Melhor temperatura para o cultivo de erva-cidreira

Este é o meu capim-limão na floresta alimentar. Adora este ambiente aberto, a pleno sol, com solo franco-arenoso.

Temperatura quente e tropical Quando as temperaturas nocturnas da primavera estiverem na casa dos 60º F, é altura de plantar.

A planta pode ser cultivada no solo em climas com um inverno muito ameno, mas em climas frios a erva-cidreira terá de ser tratada como uma planta anual ou cultivada num recipiente.

Leve os recipientes de erva-cidreira para dentro de casa para hibernar antes que as temperaturas atinjam os 40º F à noite e antes da primeira geada no outono.

Fertilização e rega do capim-limão

Todas as gramíneas ornamentais precisam de ser alimentadas com fertilizante rico em azoto para permitir que a relva produza o seu melhor crescimento superior.

Pode usar um fertilizante 6-4-0 de libertação lenta (orgânico ou sintético) que manterá o capim-limão alimentado durante toda a estação de crescimento. Misture 1/2 chávena de fertilizante 6-4-0 no solo na altura da plantação e use-o como adubo secundário para a relva uma vez por mês.

Utilizar chá de estrume ou solução de algas marinhas para regar a erva-cidreira uma vez por semana para manter a erva hidratada, nutrida e melhorar a estrutura do solo.

Faça chá de estrume (ou chá de composto) colocando 1 chávena de estrume ou composto num pedaço de gaze e atando as extremidades para criar um saco de chá. Coloque o saco de chá num balde de 5 galões de água e coloque o balde ao sol durante 2-3 dias para deixar em infusão.

A erva-cidreira não é uma planta tolerante à seca e terá de ser regada frequentemente para manter o solo húmido.

Como colher a erva-cidreira

Quando a sua planta de erva-cidreira estiver bem estabelecida e tiver um bom número de caules saudáveis, poderá começar a colher os caules e as folhas.

Como esta planta tem um período de crescimento curto, queremos aproveitar ao máximo o capim-limão durante este período! Felizmente, existem várias formas de conservar o capim-limão para o aproveitar também durante os meses mais frios.

Utilize uma espátula de jardim manual para remover os talos individuais, com raízes e tudo, de um ramo de erva-cidreira. Os talos interiores são brancos, tenros e suculentos e podem ser picado para utilização imediata ou os talos podem ser congelado inteiro para utilização posterior.

Estes pedaços de talo de erva-limão com raízes podem ser utilizados para propagação do capim-limão também.

Replante o pedaço inteiro noutro local do seu jardim ou num recipiente. Regue com uma solução de algas marinhas para reduzir o stress e mantenha a sua estaca enraizada húmida durante algumas semanas.

Também pode colher erva-cidreira simplesmente cortando um pedaço de caule, em vez de cavar todo o torrão. Estes pedaços de caule duram algumas semanas no frigorífico e são deliciosos em muitas refeições!

As folhas verdes da erva são demasiado duras para serem comidas, mas podem ser cortadas e utilizadas para fazer chá ou caldo, bem como para cobertura vegetal.

Colheita de erva-cidreira para chá

O chá de erva-cidreira é geralmente feito a partir de folhas secas, mas também pode ser feito a partir de caules frescos.

Para a versão de folhas secas (que é fantástica para ter na despensa!), corte as folhas de erva-cidreira em pedaços pequenos e coloque-as numa tela de secagem ou em toalhas de papel num local quente e seco, longe da luz solar direta.

Quando as folhas estiverem completamente secas, podem ser guardadas num frasco num local fresco e escuro.

Como fazer chá de erva-cidreira

Para fazer chá de erva-cidreira:

  1. Cortar finamente com uma tesoura algumas folhas compridas (duas ou mais).
  2. Coloque as folhas em infusão em 1-2 chávenas de água a ferver durante 3-5 minutos.
  3. Coe o chá antes de o servir para retirar as folhas.

Também se pode fazer chá de erva-cidreira a partir de caules frescos, fervendo-os em água durante dez minutos. Esta é uma óptima forma de aproveitar a parte lenhosa do caule, que de outra forma seria deitada fora.

O chá de erva-cidreira frio, adoçado com mel se preferir, é uma bebida excelente e refrescante para desfrutar durante o dia. Ferva um bule grande de manhã e guarde-o no frigorífico para beber ao longo do dia.

Incremente o seu chá gelado de erva-limão com gengibre ou hortelã!

Colheita de sementes de erva-cidreira

A erva-cidreira floresce no outono e forma sementes durante os meses de inverno, pelo que só poderá colher as sementes se a sua planta for mantida quente e próspera.

Para colher as sementes, é preciso esperar que a floração termine e que as sementes se tenham formado. As cabeças das sementes são cortadas da planta e penduradas pelos caules para secar.

Tradicionalmente, as sementes eram depois colhidas batendo as cabeças das sementes contra o chão.

Como conservar a erva-cidreira

A erva-cidreira fresca deve ser guardada no frigorífico, embrulhada num saco de plástico. Deve manter-se boa para consumo até três semanas, mas se não a for utilizar toda nesse período, pode colocá-la no congelador.

Congelar a erva-limão ajuda a libertar o sabor desta erva versátil e significa que pode ter um fornecimento constante de talos frescos durante o inverno.

O capim-limão seco pode durar 2-3 anos quando armazenado num recipiente hermético (ou selado a vácuo!) à temperatura ambiente. Adicione alguns absorvedores de oxigénio para armazenamento a longo prazo.

Perguntas mais frequentes

Aqui está tudo o que pode querer saber sobre esta erva incrivelmente culinária.

Posso plantar erva-cidreira no solo?

A erva-cidreira pode ser cultivada no solo em climas com um inverno muito ameno.

Se vive num clima frio, o capim-limão terá de ser tratado como uma planta anual ou cultivado num recipiente. Traga os recipientes de capim-limão para dentro de casa para hibernar antes que as temperaturas atinjam os 40º F à noite e antes da primeira geada no outono.

O capim-limão é uma planta perene?

A erva-cidreira é uma planta perene tenra - isto significa que é uma planta que volta a crescer ano após ano, mas que pode ser morta pelo tempo frio. Em climas tropicais, sobreviverá durante muitos anos, mas em países mais frios, é normalmente cultivada como uma planta anual ou trazida para dentro de casa durante os meses de inverno.

Como é que sei quando a erva-cidreira está pronta para ser colhida?

A erva-cidreira está pronta a ser colhida quando os caules têm cerca de 12" de altura e ½" de largura na base.

Como se colhe a erva-cidreira para que continue a crescer?

Utilize uma espátula de jardim manual para remover os caules individuais, com raízes e tudo, de um tufo de erva-cidreira. O objetivo é arrancar um caule inteiro juntamente com a secção bulbosa que fica debaixo da terra.

O resto do torrão continuará a crescer alegremente.

Também pode cortar folhas individuais para fazer chá ou erva-cidreira seca, o que não mata a planta. Uma planta de erva-cidreira bem estabelecida não é assim tão fácil de matar, por isso pode colher regularmente - ela não se vai importar!

Veja também: Milwaukee 2767 vs 2763 - Batalha de ferramentas de chave de impacto de alto torque M18 Fuel ½" Como colher os talos de erva-cidreira?

Estes pedaços de caule duram algumas semanas no frigorífico e são deliciosos em muitas refeições!

O capim-limão volta a crescer depois de ser colhido?

Os pedaços de talo de erva-cidreira com raízes podem ser utilizados para propagar novas plantas de erva-cidreira.

Replante o pedaço inteiro noutro local do seu jardim ou num recipiente. Regue com uma solução de algas marinhas para reduzir o stress e mantenha a sua estaca enraizada húmida durante algumas semanas.

Se estiver a colher folhas de erva-cidreira, a planta voltará a crescer após a colheita, com folhas novas e frescas. Também pode colher rebentos ("tufos") da base da planta, e esta voltará a crescer com rebentos novos.

Como se colhe e seca a erva-cidreira?

O capim-limão é normalmente seco apenas para ser utilizado em chás de ervas. As folhas e os caules podem ser secos, ou pode utilizar apenas as folhas.

Se quiser fazer uma quantidade maior de chá de erva-cidreira, apanhe um monte de caules e amarre-os. Estes podem ser pendurados num local quente e arejado, fora da luz solar direta, até as folhas secarem. Podem então ser esmagadas e armazenadas num frasco durante 2-3 anos (num recipiente hermético com absorvente de oxigénio, ou selado a vácuo).

Quando utilizado para fins culinários, o capim-limão dá sempre um melhor sabor quando é utilizado fresco. Pode ser conservado durante mais tempo se for congelado em vez de seco.

Pode comer-se erva-cidreira crua?

A erva-cidreira pode ser consumida crua, mas algumas partes podem ser demasiado mastigáveis. Os talos interiores da erva-cidreira são brancos, tenros e sumarentos. Podem ser cortados para utilização imediata ou os talos podem ser congelados inteiros para utilização posterior.

As folhas verdes da erva são demasiado duras para serem consumidas cruas, mas podem ser cortadas e utilizadas para fazer chá ou caldo.

Conclusão

Obrigado por ler o nosso guia de colheita e de jardinagem de erva-cidreira!

Adoramos cultivar erva-limão e achamos que é uma cultura de jardim criminalmente subestimada.

Além disso, é surpreendentemente fácil de cultivar.

E tu?

Cultiva o seu próprio capim-limão? Como o vai colher quando chegar a altura?

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.