Como saber se uma batata-doce está estragada (4 sinais claros + dicas para fazê-la durar)

William Mason 02-05-2024
William Mason

Ninguém no seu perfeito juízo quer cheirar ou comer uma batata-doce estragada. Que nojo! E xixi! Por isso estamos a partilhar como saber se uma batata-doce está estragada ou ainda é bom.

É essa a nossa missão aqui hoje: aprender quando é que uma batata-doce se estraga e não deve ser comida.

Também vamos analisar quanto tempo demora uma batata-doce a transformar-se O que se pode fazer com as batatas doces estragadas e algumas dicas de arrumação para que as batatas-doces se mantenham boas o mais tempo possível.

OK, pronto?

Vamos saltar diretamente para a ação!

Como saber se uma batata-doce está estragada

A batata-doce é um legume altamente perecível - com uma tonelada de água! Mas como saber se uma batata-doce se estraga? A melhor regra é seguir os seus sentidos! Procure manchas brancas bolorentas, odores pungentes e penugem verde. Se a sua batata-doce parece e cheira bem para comer, é provável que ainda esteja boa. Mas se vir uma confusão bolorenta, como na imagem acima, é altura de a deitar fora na sua(E não se preocupe. Vamos partilhar algumas das nossas melhores dicas para garantir que a sua batata-doce não se estraga. Pode evitar batatas-doces com bolor!)

A minha família come batata-doce pelo menos duas vezes por mês, não só no Dia de Ação de Graças, mas também nessa altura!

A batata-doce tem um prazo de validade longo em comparação com muitos outros alimentos, mas pode estragar-se e tornar-se imprópria para consumo se não for utilizada dentro do prazo adequado.

Então, está a perguntar-se como saber se uma batata-doce se estraga.

Boas notícias. É muito fácil!

Veja também: Maximizar o seu quintal inclinado: 15 ideias de muros de suporte para todos os orçamentos!

Procure estes quatro principais sinais reveladores.

  1. Bolor tipicamente felpudo, branco, preto ou verde
  2. Um cheiro estranho que chora, " Não me comas!"
  3. Uma textura mole ou pastosa
  4. Pele escura ou manchas

Se notar estes sinais nas batatas-doces, é melhor não as comer. As batatas-doces devem ser firmes, cheirar a terra, se for o caso, e não devem ter bolor!

As batatas doces velhas são seguras para comer?

Encontrámos um documento lendário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos quando pesquisávamos o armazenamento de batata-doce. É o Boletim do Agricultor Número 970 - Armazenamento de Batata-doce! A informação está datada, pois foi publicada em maio de 1918. No entanto, como geeks da jardinagem, adoramos dados agrícolas da velha guarda como estes! O guia contém vários conhecimentos sobre o cultivo e armazenamento de batata-doce -incluindo as condições ideais de armazenamento da batata-doce, as gamas de humidade e temperatura, etc. Mostra também como construir uma casa de armazenamento de batata-doce. A partir do zero!

Quem é que não gosta de batatas fritas de batata-doce? Eu gosto! Todas estaladiças por fora com uma textura cremosa por dentro.

No entanto, se uma batata-doce tiver manchas pretas, manchas castanhas, outras manchas escuras, manchas moles ou uma textura mole, não a deve comer.

Além disso, pode não ser seguro comer raízes com amido, como a batata-doce, que tenha guardado há algum tempo. E, por favor, livre-se delas se notar a presença de bolor!

Segundo o Medical News Today, as batatas-doces maduras são excelentes fontes de fibras alimentares benéficas, vitaminas, minerais e outros fitonutrientes, como carotenóides e antioxidantes.

No entanto, se uma batata-doce ultrapassar o seu estado de maturação ideal e começar a estragar-se, pode já não ser segura para consumo humano, uma vez que uma batata-doce podre pode desenvolver contágios potencialmente nocivos, como o bolor, que podem deixar as pessoas doentes.

Por isso, se tiver dúvidas sobre se um destes vegetais de raiz nutritivos é bom ou mau, é provavelmente melhor encontrar uma utilização diferente para ele, para além de o comer.

Mas primeiro, considere estes conhecimentos sobre a batata-doce derivados de anos de cultivo de raízes e aprenda a saber se uma batata-doce é má!

Ler mais!

  • Como propagar estacas de plantas em batata, mel e canela
  • Pode comer folhas de batata? Dica: Não recomendamos! Eis o porquê!
  • Batatas Indeterminadas vs. Batatas Determinadas - Dicas de cultivo, factos e muito mais!
  • Plantas companheiras da batata-doce - boas e más companheiras
  • Como começar uma horta a partir do zero no seu quintal - Guia passo a passo!

Quanto tempo demora uma batata-doce a estragar-se?

Já mantivemos batatas-doces frescas na nossa cave, numa mesa de madeira, durante cerca de seis meses, sem problemas. Mas primeiro é preciso curá-las! Pode armazená-las a uma temperatura de 55 a 60 graus Fahrenheit depois de curadas. Mas lemos um aviso fascinante no sítio Web Post Harvest da Universidade da Califórnia. Recordam-nos que, se a temperatura de armazenamento a longo prazo exceder em muito os 60 graus, as batatas-doces podem germinar!Também lemos na Iowa State Extension que, se armazenar as batatas-doces a menos de 55 graus, o sabor estraga-se e a polpa pode ficar com um aspeto estranho. (As batatas-doces são como os Cachinhos Dourados. Precisam de condições de temperatura perfeitas para serem armazenadas a longo prazo. Mas se cumprir essas condições - conservam-se em segurança durante meses).

Nunca conheci um produtor de batata-doce que não se preocupasse com a duração da sua colheita. Quanto tempo demora uma batata-doce a estragar-se? Qual é o prazo de validade aceite para a batata-doce?

Bem, acontece que a resposta depende de vários factores diferentes, incluindo os seguintes.

  • O grau de maturação da batata-doce no momento da colheita ou da compra
  • As condições ambientais em que as batatas doces são armazenadas
  • O método utilizado para conservar as batatas-doces
  • Se curou ou não a sua batata-doce antes de a armazenar (a cura é muito importante!)

Quanto mais madura estiver a batata-doce no momento da colheita ou da compra, menor será o seu prazo de validade antes de começar a ficar estragada.

A única forma de controlar este aspeto é se estiver a cultivar as suas próprias batatas doces, pois é você que determina o tempo de colheita das batatas cruas. Se comprar as batatas doces, não terá qualquer controlo sobre a sua maturidade.

As batatas doces podem durar vários meses Caso contrário, podem surgir sinais de bolor e a textura pode perder-se.

A luz e o calor fazem com que os vegetais de raiz, como as batatas doces (e as batatas normais), apodreçam e produzam rebentos. Ninguém quer isso.

Por isso, deve sempre guardar as batatas doces num local escuro e fresco, como uma cave ou outro tipo de despensa seca. É por isso que temos caves de raízes!

No entanto, se não tiver uma cave, considere guardar as suas batatas-doces num armário, closet ou despensa - qualquer lugar onde possa bloquear a luz e mantê-las frescas é o ideal!

De seguida, apresentamos várias formas eficazes de conservar as batatas-doces, para que durem o máximo de tempo possível.

Mas, primeiro, considere o seguinte.

Pode comer batatas doces cruas que brotaram?

Se quiser evitar que a sua batata-doce se estrague, tudo começa na colheita! Lemos em vários artigos académicos que as batatas-doces são extremamente susceptíveis a danos e contusões durante a colheita. Se as batatas-doces se danificarem durante este período integral, é de esperar que se estraguem muito mais rapidamente. Acabou-se o sabor doce! Mas não se preocupe. Cure as suas batatas-doces durante uma semana antes de as armazenarA cura é fácil. Aqui está o nosso guia de colheita de batata-doce favorito da Alabama A&M e Auburn University Extension que ensina como. Eles aconselham colocar suas batatas-doces em um local quente e úmido por quatro a sete dias (cerca de 80 a 86 graus Fahrenheit). A umidade deve permanecer na faixa de 90 a 95. A cura também ajuda aA batata-doce converte o amido em açúcar - resultando num sabor doce superior.

A exposição ao calor, à luz e ao ar pode fazer com que todas as variedades de batata-doce comecem a brotar.

Como é que se pode saber se uma batata-doce é má quando tem rebentos?

De acordo com a Healthline, pode ser, dependendo do facto de ter ou não:

  • Começou a crescer bolor
  • Começou a decair
  • Um odor forte
  • Pele castanha
  • Pontos negativos

Estes não são bons sinais e não se deve comer nenhuma batata-doce (ou outro tipo de batatas) que apresente essas características ou quaisquer outros crescimentos estranhos. Ninguém gosta de intoxicações alimentares!

No entanto, se a batata-doce estiver firme, não cheirar mal e não apresentar sinais de crescimento de bactérias, fungos ou bolores, e se não houver sinais de infiltrações de insectos ou parasitas? então é provável que possa cortar os rebentos, cozinhá-los adequadamente batata-doce e servir com manteiga e natas azedas.

(Ou então, opte por algo mais saboroso. As peles de batata doce ficam bem com um pouco de açúcar mascavado & sal kosher!)

Delicioso!

Como armazenar as batatas doces para que não se estraguem?

Quando o nosso editor da Nova Inglaterra cultiva batatas doces, fica sempre nervoso à espera da primeira geada. A geada pode danificar permanentemente as suas batatas doces, fazendo com que se estraguem mais cedo do que esperava. (Até lemos em várias fontes de jardinagem em que confiamos queAs temperaturas do solo tão baixas como 50 graus podem danificar as suas batatas-doces! Os danos causados pelo gelo farão com que as suas batatas-doces se estraguem muito mais rapidamente. Elas não são tão resistentes ao frio como as batatas brancas).

A conservação da batata-doce é semelhante à conservação da batata inglesa, da batata branca ou de qualquer outro tipo de batata: guarda-se na despensa ou noutro local que permaneça escuro e fresco durante a maior parte do tempo.

No entanto, há algumas coisas que pode fazer para garantir que maximiza o tempo necessário para que as batatas doces comecem a estragar-se, incluindo as seguintes.

  1. Inspeccione as suas batatas doces periodicamente. Procure por rebentos, murchidão, bolor, bactérias, crescimento de fungos, amolecimento ou pegajosidade. Se encontrar batatas assim, elimine-as e afaste-as das suas batatas saudáveis e comestíveis. Ninguém gosta de comer batatas doces com manchas escuras ou moles!
  2. Pode ajudar a manter a humidade nas batatas doces lavando-as em água fria. Em seguida, envolva-as em toalhas de papel húmidas e coloque-as dentro de um saco de plástico perfurado, como um Ziploc. Depois, pode colocar esse saco de armazenamento no frigorífico. As batatas doces armazenadas desta forma podem durar várias semanas e continuar a ser perfeitamente comestíveis.
  3. Também pode prolongar o tempo de conservação das suas batatas cruas cozinhando-as e depois colocando-as no frigorífico. O frigorífico deve mantê-las saudáveis e comestíveis até cinco dias. (Já as comemos depois de uma semana, mas nessa altura o sabor e a textura serão inferiores).

Por fim, pode conservar as suas batatas-doces até seis meses, cortando-as em pedaços e congelando-as. Embale-as em sacos de congelação ou em qualquer outro recipiente hermético e guarde-as no congelador para que tenham a melhor duração possível.

Dica útil: Certifique-se de que coloca uma etiqueta no seu recipiente de congelação com a data, para que saiba quando é altura de os deitar fora. Usar um marcador mágico grosso funciona normalmente bem. (Ou usar um criador de etiquetas com um tipo de letra grande para que possa ler facilmente a etiqueta!)

Há alguma coisa que possamos fazer quando as batatas doces se estragam?

As batatas-doces fritas são um acompanhamento perfeito para frango frito caseiro, sopas, saladas, sanduíches e legumes fritos! E encontrámos uma receita deliciosa de batatas-doces fritas da Iowa State Extension. Também encontrámos outra receita de batatas-docesReceita de batatas fritas na Extensão do Estado do Mississippi - desta vez com batatas fritas de batata-doce picantes utilizando uma fritadeira de ar quente! Não se esqueça de muito ketchup e natas azedas!

Infelizmente, por vezes, até a melhor batata-doce fica esquecida durante demasiado tempo e cai em decomposição. É de partir o coração ver a sua colheita desperdiçada - uma batata-doce apodrecida que não aproveitou.

Terá de renunciar à delícia das estaladiças batatas fritas de batata-doce, às cascas salgadas de batata-doce e a outras receitas de batata-doce de fazer crescer água na boca.

Mas há que seguir em frente, por muito difícil que seja.

Não há intoxicação alimentar para nós, obrigado!

Então, o que podemos fazer com as batatas doces que se estragam?

Existe alguma forma positiva de os utilizar para ajudar o planeta em vez de os enviar para a lixeira ou para o aterro sanitário?

Sim, existe!

Considere estas sugestões.

  • Adicione-os à sua pilha de compostagem
  • Atirem-nos para a floresta e deixarem a natureza tratar do assunto
  • Corte as partes boas e dê-as a comer aos animais da quinta

É claro que, por vezes, pode encontrar uma batata-doce que já se tenha estragado de tal forma que já não tem qualquer utilidade prática. Neste caso, é provavelmente melhor descartá-la de uma forma ecológica.

Considerações finais sobre como determinar se as batatas doces são más

Como a maioria das coisas, tudo se resume a técnicas de senso comum, como procurar o crescimento de bolor ou reparar que a batata-doce tem um odor desagradável como, bem, você sabe.

Obrigado pela leitura e espero que a informação tenha sido útil. Foi um bom momento para nós. Feliz Batata Doce!

(Sim. Inventei isso!)

Veja também: 250+ Nomes épicos de veados para animais de estimação ou veados selvagens

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.