7 Receitas de queijo caseiro que são super fáceis de fazer você mesmo

William Mason 12-10-2023
William Mason
Esta entrada é a 8ª parte de 12 da série Produzir leite na

Se quiser aumentar o nível do seu jogo de "fazer a partir do zero", porque não experimentar uma receita fácil de queijo caseiro Fazer as coisas a partir do zero pode ser divertido e gratificante, e fazer o seu próprio queijo não é exceção. Além disso, obtém um queijo delicioso que é muitas vezes mais saboroso do que qualquer queijo comprado na loja.

Mas fazer queijo não é um pouco complicado?

Embora a produção de queijo tenha uma barreira de entrada baixa, pode ser complexa - afinal de contas, envolve um pouco de química culinária. Alguns queijos são bastante exigentes em termos de temperatura, pH e ingredientes utilizados na sua produção. Alguns queijos podem demorar dias a fazer e necessitam de aparelhos caros para prensar e armazenar.

A boa notícia é que: nem toda a produção de queijo é difícil!

Há muitos tipos de queijo, como o queijo creme, ricota, feta, queijo do agricultor, e outros, que pode fazer em casa com apenas alguns ingredientes, sem equipamento estranho e sem experiência prévia! É também uma óptima atividade para fazer com as crianças.

Em primeiro lugar, vamos abordar algumas informações de fundo sobre os ingredientes do queijo e o processo de fabrico do queijo. Depois, passamos ao evento principal - 6 receitas de queijo caseiro super fáceis que o vão fazer parecer um queijeiro profissional, mesmo que nunca tenha feito queijo antes!

Os ingredientes utilizados no fabrico do queijo

É muito fácil de fazer e não precisa de nenhum ingrediente especial.

O fabrico de queijo é, em última análise, um processo simples que utiliza quatro ingredientes principais:

  • Leite
  • Cultura de arranque (ou seja, bactérias - do tipo bom)
  • Coagulante
  • Sal

Quando se juntam estes ingredientes, ocorre uma espécie de reação química que faz com que o leite se aglomere em coalhada.

Esta reação ocorre quando se baixa o pH e se torna o leite mais ácido. Esta alteração do pH faz com que as proteínas de caseína do leite se condensem e formem coalhada O soro é eventualmente filtrado, enquanto a coalhada é (por vezes) prensada em tijolos.

O tipo de leite, os fermentos lácteos e quaisquer ingredientes adicionados determinarão, em última análise, o variedade e sabor de queijo que faz.

As etapas básicas do fabrico de queijo

O processo de fabrico do queijo resume-se a apenas quatro passos simples.

Embora o processo de fabrico possa variar de um queijo para outro, o processo básico de fabrico do queijo é o mesmo:

  1. Adicionar uma cultura de arranque ao leite, que começará a fermentar o queijo.
  2. Adicionar um coagulante para solidificar o leite.
  3. Escorrer o soro de leite líquido .
  4. Adicionar sal.

E pronto! Depois, pode optar por envelhecer o queijo ou colocá-lo em salmoura, mas os queijos mais básicos estão prontos a comer logo após a cozedura.

Equipamento de fabrico de queijo

O fabrico básico de queijo não requer nada de especial no departamento de ferramentas e equipamento. Basta uma panela, uma gaze e um termómetro para fazer queijo caseiro.

Neste artigo, encontrará receitas de queijos caseiros que não requerem qualquer equipamento especial. No entanto, alguns queijos requerem ferramentas e utensílios mais elaborados. Por isso, é apenas algo a ter em conta para quando dominar os queijos básicos e passar a novas receitas.

Para fazer queijo com estas receitas simples de fabrico de queijo para principiantes, só precisa de

  • Poço grande e não reativo (aço inoxidável, evitar cobre, alumínio e ferro fundido)
  • Pano de cozinha/musselina de manteiga (se necessário, pode utilizar um pano de cozinha ou uma fronha de algodão limpa)
  • Um bom termómetro

Escolha dos ingredientes do queijo caseiro

O queijo Brie só pode ser real brie se for feito com leite não pasteurizado.

Há química em jogo aqui, por isso é preciso ter cuidado com os ingredientes quando se está a fazer queijo caseiro.

Utilizar leite cru ou pasteurizado

Utilizar leite cru ou pasteurizado, não Leite UTH ou ultra-pasteurizado, para fazer o seu queijo caseiro. Não importa se é leite de cabra, ovelha ou vaca. Quanto menos pasteurização, melhor.

O leite ultrapasteurizado foi submetido a um choque térmico para matar as bactérias, um processo que, infelizmente, decompõe as proteínas do leite e torna-as menos pegajosas. Se utilizar leite pasteurizado para fazer queijo, o queijo resultante será provavelmente demasiado mole.

Leite cru para queijo caseiro

O leite cru é fantástico. É fresco, o que significa que terá uma coalhada mais forte e mais queijo. O leite cru também pode dar carácter e sabor ao seu queijo.

Alguns estados não permitem a venda de leite cru. Caso contrário, pode apenas ser permitido comprá-lo diretamente na quinta. Se estiver perto de uma quinta que venda leite fresco, recomendo vivamente que escolha leite cru - dá ao seu queijo um sabor fantástico.

O leite cru pode ser difícil de encontrar e também pode ser muito mais caro do que o leite pasteurizado. Outro problema com o leite cru são as bactérias. Na maioria das vezes, estas bactérias são muito benéficas, mas se o leite for velho ou não for arrefecido corretamente, corre o risco de essas bactérias se tornarem "más" para si.

Ou fica com um queijo de sabor estranho ou, no pior dos casos, pode ficar muito doente.

Leite pasteurizado para queijo caseiro

O leite pasteurizado é muito mais fácil de obter, mas tenha em atenção que muito do leite que se compra hoje em dia é ultra-pasteurizado. Não o vai querer para o queijo caseiro.

No entanto, o leite pasteurizado é muitas vezes mais barato e mais disponível do que o leite cru, o que pode torná-lo mais atrativo para si. Também tende a dar um queijo mais consistente porque não contém tantas bactérias como o leite cru.

Se estiver a planear vender queijo como atividade secundária ou como rendimento familiar, este é um grande benefício. O seu queijo terá sempre o mesmo sabor. No entanto, o sabor não será tão intenso como o do queijo feito com leite cru e ainda corre o risco de crescimento de bactérias.

Cultures for Health diz que nos anos 80, 20.000 pessoas ficaram doentes devido a leite mal pasteurizado... Os métodos de pasteurização são provavelmente melhores hoje em dia, mas mesmo assim, é algo a ter em conta.

Sal Iodado

Não utilize sal iodado para fazer queijo. Por diferentes razões, o iodo interfere com a capacidade do leite para coagular e formar um queijo adequado.

Em vez disso, opte por sal marinho, sal kosher ou sal cru, não iodado.

Sal Kosher Natural Manischewitz (Caixa de 4lb) $11.99 ($0.19 / Onça)

Sal como este, que não contém iodo, é perfeito para fazer queijo. O iodo e outros aditivos podem interferir no processo de fabrico do queijo, resultando num queijo com uma consistência estranha.

Obter mais informações 07/21/2023 05:00 am GMT

Cloreto de cálcio

Muitas receitas de queijo contêm cloreto de cálcio. O cálcio ajuda a unir as proteínas do leite para criar a coalhada do queijo. Se o seu queijo formar coalhada fraca Se o produto não for bem tratado, pode beneficiar de um pouco de cloreto de cálcio.

A formação do queijo, bem como o sabor do produto final, depende das especificidades dos ingredientes utilizados - até à dieta do animal que produziu o leite ou a nata!

Pure Original Ingredients Cloreto de Cálcio (1 lb) $11.99 ($0.75 / Onça)

O cloreto de cálcio, normalmente utilizado na produção de cerveja e de queijo, pode ajudar o queijo a solidificar.

Obter mais informações 07/21/2023 05:15 am GMT

Coagulantes

Quando se trata de coagulantes, a escolha mais tradicional é o coalho. O coalho é um composto químico que as pessoas historicamente colhiam dos estômagos de bezerros não desmamados. As culturas nos seus estômagos podiam pré-digerir o leite, transformando-o num queijo sólido.

Hoje em dia, temos mais opções. Existem muitos tipos de coalho vegan e vegetal. Um dos meus tipos favoritos de coalho vegan é o Rickis Vegetable Rennet, que é feito de vegetais orgânicos e sem OGM.

Junket Rennet Comprimidos, 0,23 onças (Embalagem de 2)

Estas pastilhas de coalho são praticamente as favoritas de todos os fabricantes de queijo, pois são fáceis de utilizar, fiáveis e são também o que a maioria das receitas de fabrico de queijo exige.

Obter mais informações

6 Receitas Super Fáceis de Queijo Caseiro

Agora que temos os nossos ingredientes e equipamento, vamos mergulhar nas receitas mais fáceis de queijo caseiro para principiantes.

Desde o queijo creme ao queijo feta, há de certeza algo aqui para dar asas à sua criatividade e preparar o seu estômago para comer um queijo delicioso!

1. como fazer queijo creme caseiro

O queijo creme é um queijo delicioso e versátil... e é também um dos queijos mais fáceis de fazer em casa!

Um dos queijos mais fáceis de fazer é o queijo creme caseiro.

Para esta receita de queijo creme caseiro, aquece-se o leite, as natas e o leitelho no fogão, após o que se adiciona a cultura de queijo (coalho) .

Depois de repousar durante 12 horas à temperatura ambiente, a mistura resultante, semelhante a iogurte, pode ser coada através de um pano de queijo e salgada.

  • Receita: Queijo creme da Universidade Estatal do Novo México

O Chef Mike Keuler , o amante de queijo por detrás do So Damn Gouda , recomenda uma Bola de Queijo de Cabra com Ervas Frescas. "A beleza é que", diz o Chef Mike, "é quase impossível de estragar e não requer nenhum equipamento especial!"

  • Receita: Bola de queijo de cabra com ervas frescas de So Damn Gouda

2. como fazer ricota e queijo cottage caseiros

A ricota e o queijo fresco são queijos semi-sólidos que demoram apenas uma tarde a fazer.

Os puristas do queijo podem pedir a minha cabeça numa bandeja por colocar estas duas receitas de queijo caseiro no mesmo subtítulo, mas a verdade é que têm semelhanças. São ambos tipos de queijo branco, macio, suave e fresco, e até são usados indistintamente alguns do tempo.

Tradicionalmente, quando os fabricantes de queijo separavam o leite em coalhada e soro, faziam queijo fresco a partir da coalhada e ricota a partir do soro.

Como fazer queijo ricota

Encontrar soro de leite fresco pode ser um desafio, mas se tiver algum, a receita abaixo para ricota fresca não poderia ser muito mais fácil. Coloque o soro de leite numa panela, aqueça-o, espere 5 minutos, desnatado e coe. Sem soro de leite? Experimente a receita de ricota de leite de cabra.

  • Receita: Queijo de ricota caseiro de She Loves Biscotti
  • Receita: Queijo Ricotta de Leite de Cabra da Honest Cooking

Como fazer queijo cottage

Se preferir queijo cottage, experimente esta receita simples:

  1. Aqueça um pouco de leite, depois adicione culturas mesófilas, seguidas de coalho.
  2. A mistura forma uma coalhada firme em cerca de duas horas.
  3. Cortar a coalhada em pedaços e cozer a mistura em lume brando durante 15 minutos antes de coar e salgar.

Esta receita de queijo caseiro deve resultar numa coalhada mais seca, mas também pode adicionar natas ao produto final para obter um queijo cremoso.

  • Receita: Queijo cottage rápido do The Food Network

Como fazer queijo Paneer

Não consegue decidir entre ricota e queijo cottage? Experimente esta receita de paneer, cortesia de Summer Yule , uma nutricionista de Connecticut e criadora de receitas em SummerYule.com .

O paneer é um queijo indiano semelhante à ricota, exceto que é frequentemente prensado em tijolos firmes para aguentar molhos como o caril.

"Utilizo o paneer esmigalhado como ricota nas receitas", observa Yule. "Se adicionar um pouco de natas, obtém-se queijo fresco. Assim, esta receita dá-lhe vários queijos fáceis!"

  • Receita: Paneer de SummerYule.com

3. como fazer queijo feta caseiro

O feta caseiro é um queijo branco, macio, salgado e esfarelado, tradicionalmente feito com leite de cabra, mas também pode ser feito com leite de vaca.

Para este tipo de queijo, o melhor é adicionar o sal, colocando a coalhada em água salgada durante 4-5 dias. Este queijo, em particular, pode beneficiar de cloreto de cálcio para o tornar mais firme.

  • Receita: Queijo Feta de New England Cheesemaking

4. como fazer queijo caseiro do agricultor

O queijo do agricultor é um queijo branco suave com uma textura quebradiça semelhante ao queijo cottage ou à ricota. Pode utilizá-lo como substituto de qualquer um deles ou misturá-lo com ervas e utilizá-lo para barrar.

Veja também: 19 das melhores receitas de xarope de sabugueiro caseiro

O queijo do agricultor pode ser mais complicado de fazer do que os queijos anteriores que discutimos, uma vez que requer uma tomada de temperatura diligente.

Para fazer este queijo simples, aquece-se o leite e mistura-se com um fermento lácteo. Depois de a coalhada se formar, corta-se em cubos de ¼" e aquece-se lentamente. Depois, cozinha-se a 112 F até a coalhada ficar firme. Finalmente, pode-se escorrer a coalhada e salgar o queijo.

Também pode adicionar natas pesadas a esta receita de queijo caseiro para obter um queijo mais cremoso e macio.

  • Receita: Receita super fácil de queijo do agricultor da Valya's Taste of Home

5. como fazer queijo mozzarella caseiro

O queijo mozzarella exige um pouco mais de esforço, uma vez que tem de ser esticado e puxado, mas esta receita de 30 minutos é uma óptima escolha para principiantes.

A receita utiliza leite de vaca ou de cabra, coalho líquido e ácido cítrico. Depois de formada e cortada em pedaços, a coalhada tem de ser esticada no micro-ondas ou num banho de água no fogão. "Estique a coalhada puxando-a como um caramelo até ficar macia e brilhante", diz a receita, "quanto mais trabalhar o queijo, mais firme ficará".

  • Receita: Mozzarella em 30 minutos de Cultures for Health

Jessica Randhawa , chefe de cozinha, criadora de receitas, fotógrafa e escritora por detrás do The Forked Spoon , oferece algumas dicas profissionais para fazer uma excelente mozzarella: "certifique-se de que utiliza leite gordo que não é ultra-pasteurizado para uma experiência mais suave", diz ela.

"A temperatura é a chave para uma boa mozzarella! A temperatura interna da coalhada deve ser de 135 graus Fahrenheit quando se inicia a fase de estiramento. Se ficar muito mais quente, a coalhada desfaz-se e acaba por se dissolver, por isso certifique-se de que tem um termómetro digital preciso antes de começar."

6. como fazer queijo Halloumi caseiro

O Halloumi é um queijo semi-duro e salgado que demora apenas uma tarde a preparar, pois só precisa de leite, coalho, sal e cloreto de cálcio.

O queijo Halloumi é normalmente servido grelhado ou em sanduíches, o que endurece a parte exterior para fazer uma espécie de queijo frito. Não derrete facilmente, mas carboniza muito bem.

  • Receita: Queijo Halloumi caseiro de Almost Off Grid

Uma das melhores coisas do halloumi é que dura bastante tempo, uma vez que é conservado em salmoura. O sal conserva-o naturalmente, por isso, se não o acabar numa semana, não se preocupe!

Queijo ainda mais fácil com os kits de fabrico de queijo

Se está à procura da forma mais rápida de começar a fazer queijo, considere um kit de fabrico de queijo. Estes kits contêm quase tudo o que precisa: culturas iniciais, coalho, cloreto de cálcio, sal para queijo, até um termómetro e musselina para manteiga.

Tudo o que precisa é de leite ou natas e está pronto para fazer queijo!

  1. Cultures for Health Kit de fabrico de queijo Mozzarella & Ricotta
  2. $36.99

    Este kit de bricolage de 5 peças inclui tudo o que precisa para começar a fazer queijo:

    • Pano de algodão
    • Coalho para legumes
    • Ácido cítrico
    • Sal de queijo
    • Termómetro para cozinhar
    Obter mais informações 07/21/2023 06:55 am GMT
  3. Kit e material para fabrico de queijo da Sandy Leaf Farm
  4. $16.28 $12.79

    Este kit é a introdução perfeita para fazer o seu próprio queijo em casa. Pode fazer cinco tipos de queijo: Mozzarella, Burrata, Ricotta, Mascarpone e Queijo de Cabra.

    O kit inclui pano para queijo, coalho vegetariano e instruções.

    Obter mais informações 07/21/2023 06:55 am GMT
  5. Kit "Sandy Leaf Farm Cheese of The World
  6. $15.95

    Este kit completo inclui um termómetro, coalho vegetariano, sal para queijo, colheres de medida, pano para queijo, ácido cítrico, moldes para queijo e um fantástico livro de instruções.

    Com este kit, aprenderá a fazer Mozzarella, Halloumi, Burrata, Paneer, Queso Blanco, Ricotta, Mascarpone, Queijo de Coalho, Queijo Cottage e Queijo de Cabra. É muito queijo!

    Obter mais informações 07/21/2023 07:05 am GMT
  7. Kit "Faça o seu próprio queijo" da Grow and Make
  8. $44.95

    Este kit tem tudo o que precisa para começar e continuar a cozinhar. No interior, encontrará

    • Um molde de cesto
    • Um molde de queijo
    • Pano de algodão
    • Ácido cítrico
    • Sal marinho em flocos
    • Uma pastilha de coalho
    • Um termómetro
    • Um folheto de instruções com receitas de mozzarella e ricotta
    Obter mais informações 07/21/2023 07:09 am GMT
  9. Kit de fabrico de queijo Paneer e Queso Blanco (Paneer & Queso Blanco Cheese Making Kit)
  10. $26.99 ($2.81 / Onça)

    Este kit é a introdução perfeita para fazer queijo em casa. Faça o tradicional paneer indiano suave e o queso blanco mexicano quebradiço com este kit, que inclui ácido cítrico, um termómetro, musselina para manteiga e um livro de receitas.

    Obter mais informações 07/21/2023 07:20 am GMT

Como fazer queijo fácil, sem cultura, a partir do zero

Fazer o seu próprio queijo é um passatempo gratificante e rentável e, o melhor de tudo, é fácil e divertido. Esta secção descreve como qualquer pessoa pode fazer o seu próprio lote de queijo sem cultura.

Ingredientes necessários para fazer queijo sem cultura

Os ingredientes para fazer um queijo caseiro sem cultura são simples.

1. leite

O ingrediente mais importante nesta receita de queijo caseiro é o leite. Vai precisar de 4 litros de leite de vaca não homogeneizado e pasteurizado .

Isto dá-lhe um rendimento de 500 a 700 gramas de queijo.

O leite é normalmente homogeneizado antes de chegar às prateleiras. A homogeneização envolve agitar o leite numa máquina para eliminar as concentrações de gordura.

Embora isto o torne mais agradável de beber, o processo pode afetar gravemente a qualidade final do queijo em termos de textura e rendimento.

O leite do agricultor é normalmente não homogeneizado E, embora possa ser comprado nos mercados, está cada vez mais disponível nas prateleiras dos supermercados.

Quanto melhor for a qualidade do leite, melhor será o resultado.

Ao investir em leite de boa qualidade, obterá um queijo cremoso e saboroso para desfrutar com os seus amigos e familiares.

2) Rennet

O coalho é uma enzima que se encontra nas tripas de vacas, ovelhas e cabras não desmamadas.

Isso pode ser desagradável para alguns, mas, felizmente, também é possível encontrar junket, que é uma versão vegetariana, que também pode ser encontrada na forma líquida e em comprimidos.

A única outra coisa de que vai precisar para o queijo base é sal .

Também é necessário um cesto de queijo ou um pequeno moldes para queijo para permitir que o queijo escorra o soro e um colher com escumadeira .

Como fazer queijo caseiro sem cultura

Aqui estão as instruções para fazer o seu queijo sem cultura:

  1. A primeira coisa a fazer é deixar o leite subir até temperatura ambiente naturalmente.

  2. Enquanto isso acontece, deve preparar o coalho Para 4 litros de leite, adicione uma colher de chá de coalho a um quarto de chávena de água mineral à temperatura ambiente. Se utilizar pastilhas, utilize 1 pastilha, mexendo-a na água para a dissolver. Se utilizar coalho, poderá necessitar de cerca de 4 pastilhas/colheres de chá, uma vez que não é tão forte como o coalho.

    Veja também: Como ajudar uma galinha sem ovos (ou estará ela com prisão de ventre?)
  3. Depois de ter mexido o coalho, procure uma panela grande e deitar o leite .

  4. Adicionar um bom uma pitada de sal e aquecer muito lentamente em lume brando.

  5. Utilizar uma colher de pau para agitar O método científico para este efeito consiste em colocar um termómetro no leite e retirá-lo do lume a 102 graus Fahrenheit (39 graus Celsius), a temperatura do corpo de uma vaca. Antigamente, o queijo sem cultura era feito logo após a ordenha da vaca. À medida que fores praticando, aprenderás a medir a temperatura mergulhando o dedo no leite ou tocando na parte lateral da panela. Deve estar quente.

  6. Quando o leite atingir a temperatura correcta, é importante passá-lo para um temperatura ambiente Se o deixarmos no fogão, e especialmente num elemento elétrico, continuará a subir de temperatura, arruinando o processo de separação.

  7. Agora é altura de adicionar a solução de água de coalho ou de junco Basta deitá-lo e mexer suavemente e depois tapar a panela.

  8. Se estiver a fazer o queijo em inverno Por outro lado, se o estiver a fazer em verão A partir do momento em que o produto é colocado num local bem ventilado, deve ser deixado em repouso.

  9. A seguir, prepare uma chávena de chá e vá ler o jornal ou ver as notícias durante uma hora ou mais.

O processo de separação do queijo sem cultura

Queijo de agricultor fácil que fiz há algumas semanas

Se tiver feito tudo corretamente, quando levantar a tampa da panela, verá que o leite se separou em coalhada e soro.

Para saber se o lote está bom, basta fazer uma ligeira picada com uma colher de pau.

A um bom lote mantém-se unido Se for esse o caso, eis o que fazer:

  1. Pegue numa faca de cozinha e marcar a coalhada cerca de seis vezes paralelas em qualquer direção.
  2. Volte a tapar o recipiente e deixe a coalhada repousar durante mais 8-12 horas .
  3. Uma vez terminado esse tempo, pegue numa faca de cozinha e corte a coalhada na horizontal, na vertical e na diagonal.
  4. Configurar um grelha de rede sobre o lava-loiça e coloque os moldes de queijo em cima, e está pronto para começar a colocar a coalhada nos moldes.

Com ou sem enchimento?

Estes queijos podem ser apreciados com ou sem recheio. A opção simples é fácil de fazer, mas se quiser ficar mais extravagante, aqui está como fazer camadas:

  1. Tudo o que precisa de fazer é utilizar a sua escumadeira para colocar a coalhada nos moldes.
  2. Encha-os até ao topo e dê-lhes uma ou duas pancadas suaves para escorrer o soro.
  3. Depois de encher um molde, polvilhe generosamente com sal. Dê-lhes uma boa dose, pois a maior parte do sal escorrerá com o soro.
  4. As alcaparras funcionam muito bem, assim como as azeitonas picadas, as anchovas, as malaguetas frescas e praticamente todos os recheios que se possa imaginar.
  5. O segredo é fazer em camadas e não colocar demasiado no seu interior, pois pode provocar a sua rutura.
  6. Reserve um pouco de coalhada e deixe escorrer os queijos durante cerca de uma hora.
  7. Quando voltar a elas, verá que podem ter diminuído de tamanho.
  8. Utilize a coalhada reservada anteriormente para encher o molde e deixe-a escorrer novamente.
  9. Quando estiverem escorridos, coloque a grelha sobre um tabuleiro e leve-os ao frigorífico durante pelo menos 24 horas.

Virar os queijos

Pode saborear os seus queijos após 24 horas, mas eles tomam uma melhor forma se os virar dentro dos cestos.

Para o fazer, basta virá-los de cabeça para baixo na sua mão O queijo deve cair, e agora é preciso voltar a colocá-lo no molde de cabeça para baixo.

Não se preocupe demasiado com o facto de perderem a forma, pois devem ter uma consistência suficientemente macia para tomarem a forma do molde.

Deixe-os em repouso durante 12 horas, e agora devem ter uma forma igual a toda a volta. Basta colocá-los num prato, regar com azeite saboroso e comer com tomates e manjericão, ou simplesmente espalhar sobre pão estaladiço!

Secar e conservar os seus queijos

Também pode secar estes queijos e guardá-los num frasco para consumo futuro, mas isto só funciona com os queijos simples.

Eis como secar e conservar o seu queijo caseiro:

  1. É necessário deixá-los no frigorífico durante um total de 10 dias .
  2. Após alguns dias, retire-os dos cestos e coloque-os em cima do molde. Vá virando-os todos os dias para que sequem uniformemente e guarde-os no frigorífico.
  3. Ao fim de 10 dias, retire-os do frigorífico, pois devem ter um aspeto amarelado.
  4. Em seguida, coloque o queijo de molho em vinagre branco, deixando-o de molho durante pelo menos 24 horas .
  5. O vinagre terá amolecido a parte exterior do queijo, o que permitirá que a pimenta se ligue a ele.
  6. Deixe o queijo secar durante 24 horas e depois guarde-o num frasco de vidro. pelo menos três meses .
  7. Se quiser elevar ainda mais o nível da conserva, pode conservá-los numa mistura de vinagre de vinho tinto e azeite, o que elevará os níveis de conserva a novos patamares, mas o sabor é muito forte, por isso tenha cuidado.

Outras opções para conservar os seus queijos de pasta mole

Se quiser conservar os seus queijos moles, pode preparar uma solução salina. Tenha cuidado: estes queijos moles absorvem o sal muito facilmente, por isso faça uma salmoura muito fraca e colocá-la num frasco hermético .

Coloque os seus queijos lá dentro e eles conservar-se-ão durante meses.

Também pode colocá-las em azeite e temperá-las com alho, ervas aromáticas ou grãos de pimenta.

Dicas de bónus para utilizar as sobras de soro de leite

A maioria das pessoas deita o soro de leite utilizado no processo de fabrico do queijo pelo ralo. Pode utilizá-lo para todo o tipo de coisas!

Para fazer ricota à maneira siciliana, basta levar uma panela de leite ao lume até ferver e depois retirar do lume. Deite o soro e este separa-se instantaneamente em coalhada de ricota.

Também pode cozer batatas nele, utilizá-lo em sopas ou molhos, e também pode utilizá-lo como fertilizante para as suas plantas.

Feliz produção de queijo!

Quer esteja a utilizar um kit DIY ou leite da sua própria exploração leiteira, espero que estas receitas fáceis de queijo o inspirem a experimentar o queijo caseiro.

Se tem outras receitas de queijo caseiro fáceis e favoritas ou dicas de fabrico de queijo, diga-nos!

Continuar a ler:

  • 71 Ideias e competências práticas de ing que pode aprender hoje
  • Como fazer gelado tradicional à manivela (com receitas)
  • 7 raças de cabras leiteiras que fazem a melhor cabra leiteira
  • Eis a quantidade de leite que obterá da sua vaca familiar

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.